Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Idosos iguaçuanos se embalam em festa julina



Por: joana braga mineiroFOTOS: THIAGO LOUREIRO
Durante a tradicional Festa Julina do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti), no Bairro da Luz, a secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, anunciou que o município irá ganhar mais nove postos do centro destinado aos idosos. De acordo com Quaresma, dois deles já tem locais definidos, bairros Califórnia, com atendimento aos jovens e idosos, e KM 32. A festa, realizada nesta terça-feira (16.07), contou com a participação de usuários, comunidade e funcionários, que se esbaldaram ao som de músicas tradicionais tocadas pela banda Mensageiros do Forró. Barraquinhas com comidas típicas distribuíram quitutes gratuitamente ao público que lotou a rua do centro para idosos.

Cristina Quaresma ressaltou, ainda, que o Esmuti está sendo reformulado para se tornar um projeto ainda mais eficiente. “Estamos analisando novas propostas, como a vinda da aula de xadrez e a volta da aula de informática. O governo Nelson Bornier tem responsabilidade social e está voltado para a questão humanitária.  Nosso objetivo é colocar o Esmuti a todo vapor”, garantiu a secretária de Assistência Social.

A subsecretária Municipal de Assistência Social, Cristiane Lamarão, e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Mário Marques, também marcaram presença na festa. Durante seu discurso, Mário Marques declarou ter um carinho especial pelo Esmuti, já que foi um dos fundadores do centro, no último governo de Bornier.

O ponto alto da festa foi apresentação da quadrilha “Brega e Chique” e da turma de dança de salão do Esmuti. No embalo da festa julina, o casal Jorge de Souza, 75 anos, e Iranir Menezes Camilo, 67, se caracterizam de caipira e se divertiram na dança. “Freqüentamos o Esmuti há sete anos. Nos conhecemos aqui, começamos a namorar e redescobrimos os prazeres da vida, como a dança de salão. Esse espaço é a nossa casa. A festa está animada, colorida e cheia de comidas gostosas e, o melhor, de graça”, elogiou o aposentado.

O Esmuti atende cerca de 700 idosos e oferece as seguintes atividades: Pintura em tecido, Crochê e tricô, Toalhas com fitas, Meias de seda, Vagonite, Origami, Coral, Teatro, Violão, Jongo e etiquetas, Alongamento, Ioga, Dança de Salão, Dança Sênior, Tai-chi-chuam, Fisioterapia, Hidroterapia, Atendimento de Enfermagem e Massoterapia. Mais informações: 2668-1604.

Nenhum comentário: