Páginas

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Chega Mais Comunidade atende 13.675 pessoas no bairro da Viga





Agnaldo Barbosa conseguiu agilizar o processo de desmembramento de seu terreno





Fotos: Thiago Loureiro
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, participou no último sábado (06-07), no bairro Viga, do “Chega Mais Comunidade”, que é uma grande ação social com diversos serviços oferecidos gratuitamente à população. Foram feitos 13.675 atendimentos. A próxima edição do “Chega Mais Comunidade” será em setembro, em Campo Belo. Durante o evento, o prefeito anunciou que Nova Iguaçu será contemplada com 10 mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.

Nelson Bornier, que visitou todas as tendas, destacou a importância do “Chega Mais Comunidade”, que foi desenvolvido no seu primeiro governo (1997-2000). “Concentramos uma série de serviços em um só lugar, facilitando assim a vida das pessoas. Muitas vezes elas não estão com tempo disponível para, por exemplo, tirar uma carteira de identidade. E na ação social consegue. Vamos fazer pelo menos 24 ações deste tipo durante o nosso mandato”, destacou Bornier, ao lado do secretário de Governo, Thiago Portela, não esquecendo de agradecer a participação de todas as Secretarias e do apoio que tem recebido da Câmara de Vereadores.

Na avaliação da secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, o Chega Mais Comunidade superou todas as expectativas. Segundo ela, a ação social acontecerá de dois em dois meses. “O Chega Mais Comunidade oferece oportunidades às pessoas que não conseguem tirar documentos ou resolver outros tipos de problemas durante a semana. A determinação do prefeito Nelson Bornier é que façamos estas ações em diversos bairros”, concluiu a secretária. A tenda do Programa Minha Casa, Minha Vida atendeu 1.820 pessoas, enquanto a do Bolsa Família, 1.313.



Serviços gratuitos

O ajudante de pedreiro Daniel Conceição dos Santos, 17 anos, aproveitou o Chega Mais Comunidade para conseguir a primeira via da carteira de identidade. Ele explicou que trabalha durante a semana e não tinha tempo para dar entrada no documento. “Muito boa esta iniciativa da Prefeitura. Vou me alistar no Exército e terei que levar a identidade. Graças a Deus  resolvi aqui este problema”, contou enquanto colocava as digitais na ficha própria de identificação.

                Com problemas para desmembrar um imóvel, o metalúrgico Agnaldo Barbosa, 36, viu no Chega Mais Comunidade a oportunidade para conseguir resolver o caso. Ele foi atendido pelo secretário Municipal de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Giovanni Guidone, que passou todas as informações necessárias. “Acredito que agora conseguirei fazer o desmembramento, pois recebi instruções de como proceder corretamente. Este tipo de ação social é fundamental, pois temos muitos serviços à disposição em um final de semana. Como não tenho  tempo de segunda a sexta-feira, aproveitei o sábado e vim resolver meu problema”, argumentou.

                Os principais serviços oferecidos no Chega Mais Comunidade são: pressão arterial e glicose; preventivo; escovação e flúor; teste alérgico; cartão dos Sistema Único de Saúde (SUS); dermatologia; oftalmologia; eletrocardiograma; fisioterapia; marcação de exames e consulta; odontologia; Projovem Urbano; Brasil Alfabetizado; recurso de multas; certidões negativas e positivas; parcelamento de débitos; Refis; legalização de imóveis; IPTU; distribuição de mudas; assessoria jurídica; Bolsa Família; Minha Casa, Minha Vida; banco de empregos; banco de cadeira de rodas; Riocard (pessoas com deficiência e/ou doentes crônico); Conselho Tutelar; carteira de trabalho 1ª e 2ª via; fotografia; Caixa Econômica Federal; Cartão Minha Casa Melhor; entre outros.

Participaram  também do  Chega Mais Comunidade  secretários, subsecretários, coordenadores, vereadores, o deputado estadual Luiz Martins, a vice-prefeita Dani Nicolasina e público em geral.

Nenhum comentário: