ASCOM/Nova Iguaçu
Novo secretário assume com o desafio de
desatar o nó cego no trânsito de Nova Iguaçu
Vinte e seis importantes ruas e avenidas do Centro de Nova Iguaçu vão ganhar, em breve, câmeras, semáforos inteligentes, radares fixos e móveis, pontos de avanço de sinal, reboques e painéis de grande alcance, os PMV, transmitindo informações aos motoristas em tempo real sobre as condições do trânsito, caminhos alternativos, ocorrências de acidentes e retenções.
O responsável pela implantação do novo sistema será o ex-gerente de monitoramento de Tráfego da Cet-Rio e um dos maiores especialistas do setor, o engenheiro Rubens Rodrigues Borborema, 34 anos. Ele assume nesta sexta-feira (12) a Secretaria Municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Nova Iguaçu. A portaria, assinada pelo prefeito Nelson Bornier, está sendo publicada hoje no Diário Oficial.
Borborema levou uma série de inovações para o trânsito da capital fluminense, a exemplo da criação de faixas seletivas que ajudaram a melhorar o fluxo de veículos em corredores viários de Copacabana, Ipanema, Leblon e Centro do Rio. Em Nova Iguaçu, ele chega com a missão de melhorar a fluidez no trânsito, que vão ajudar na redução do impacto ambiental e na diminuição das estatísticas de acidentes, entre outras coisas.
Pelo menos 40 telões eletrônicos farão a transmissão das multas em tempo real. Já as Unidades Móveis de Monitoramento vão coletar imagens que serão transmitidas, 24 horas, para o Centro de Controle Operacional (CCO), permitindo o acompanhamento do fluxo do tráfego nas principais vias da cidade, a contagem volumétrica e o tempo do percurso do motorista, inclusive entre cidades vizinhas.
Os equipamentos, inclusive de fiscalização eletrônica, os OCRs, para identificar as placas dos motoristas infratores, fazem parte do novo Projeto de Gerenciamento de Trânsito, que a cidade vai ganhar a partir da implantação, já em fase de estudo, do moderno Centro de Controle, através do Intelligent Transit System (ITS), parecido com o que ele criou no Rio.
O projeto de reformulação da política de trânsito da cidade foi uma das promessas de campanha do prefeito Nelson Bornier de acabar com o trânsito caótico que tanto atormenta motoristas e transeuntes no Centro de Nova Iguaçu. Segundo ele, além de receber imagens da cidade, a ideia do Centro de Controle é interconectar todos os dados para visualização, monitoramento, através de um grande telão, e analise de cada situação na sala de controle. O processo permitirá à Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana atuar com rapidez, em tempo real, na tomada de decisões e soluções dos problemas.
Nelson Bornier, que conseguiu a liberação de Borborema depois de muitos apelos junto ao prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que está apostando todas as esperanças de melhorar o transito da cidade na capacidade profissional de Borborema. “O volume de trânsito nas ruas de nossa cidade aumenta a uma velocidade muito preocupante para a questão da mobilidade urbana, ou seja, a um ritmo infinitamente maior que a capacidade da malha viária”, diagnosticou o prefeito de Nova Iguaçu.
FROTA DE VEÍCULOS CRESCEU 80% EM DEZ ANOS
O prefeito lembrou que a frota de veículos de Nova Iguaçu cresceu 80% nos últimos dez anos, passando de 117.232, em 2003, para 211.587 veículos, em 2013, o equivalente a 23,32% da frota de toda a Baixada Fluminense, que hoje é de 907.005 veículos.
“Entendemos que a implantação de um sistema efetivo de gestão de trânsito e de transporte urbano trará para a cidade muitos benefícios, contribuindo, sobremaneira, para um desenvolvimento sustentável”, explicou.
Para Bornier, o enfretamento diário dos congestionamentos, além de se tornar um problema crônico nas grandes cidades brasileiras, está também na pauta de reclamações diárias da população, tanto por quem tenta se locomover por veículo particular, como também para quem necessita de transporte público coletivo. “Os congestionamentos limitam o direito do cidadão de ir e vir”, afirmou.
A implantação do Intelligent Transit System, primeira medida a ser adotada por Rubens Borberama, tem por objetivo a melhoria na fluidez no trânsito, redução no impacto ambiental, diminuição das estatísticas de acidentes e acesso a informações em tempo real.
40 TELÕES ELETRÔNICOS DE MULTAS
O projeto de gerenciamento do trânsito de Nova Iguaçu passa pela implantação de radares fixos na Avenida Getúlio Vargas, na descida do Viaduto Dom Adriano Hipólito (viaduto do Extra), Avenida da Luz, Rua Dr. Barros Junior e Rua dos Expedicionários.
Já os pontos de controle de avanço de sinal vão monitorar motoristas infratores nas Ruas Dr. Barros Junior com Rua Paraguai; Rua Comendador Soares com Avenida Doutor Mário Guimarães, Estrada Plínio Casado com Rua Luís Sobral; Rua Getúlio de Moura com Rua Professor Paris; Rua Ministro Lafaiete de Andrade, Avenidas Marechal Floriano Peixoto, Governador Roberto Silveira e Via Light.
Nenhum comentário:
Postar um comentário