Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Nióbio & Cia

Por: Wandemberg
É preciso que a população de nosso país atente para as imensuráveis riquezas minerais encontradas em solo brasileiro, e, que se arvore de senso de responsabilidade no sentido de impedir que oportunistas do 'alto escalão' se beneficiem, em detrimento da população, ao facilitar  a transferência desses materiais para outros países a preço insignificante, ou segundo alguns autores, até, em forma de contrabando.

Tratam-se de matérias prima  imprescindíveis para a indústria aérea e aeroespacial, como as usadas na fabricação de turbinas de aviões,  satélites etc... dentre esses o Nióbio, material que resiste tanto às altas, quanto às baixas temperaturas e serve de liga, se fundido com outros metais. São dois os produtores mundiais desse minério: Canadá e Brasil. O país da América do Norte, detém apenas 2% das reservas naturais do planeta terra. Já nossa Nação, 'não vá cair pra trás', conta com 98%, ou seja, quase toda essa matéria prima está em solo brasileiro.

É imprescindível que se faça, em caráter de urgência, uma política para esses minerais, e, que, à partir daí advenha o domínio da tecnologia para a transformação em produto final. 

Não é apenas o Nióbio! Existem ainda outros metais refratários com particularidades semelhantes , dos quais o Brasil é produtor, mas quanto ao Nióbio vendemos á preço de 'banana' e os compramos na condição de produto final, a preço 'pela hora da morte', conforme se diz em termo popular.

No YoTube encontrar-se-á extenso material que fala da exploração do Nióbio, que deixa grandes dúvidas sobre a correção do governo Federal.

Sugiro que os insurgentes, das ondas de protestos tão em voga nos momentos atuais(os pacíficos- não os bandidos de plantão!), estudem sobre esse assunto e levem para as ruas, mais esse protesto contra as irresponsabilidades do Governo Federal.    

Nenhum comentário: