Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

ESTADO PODERÁ DESAPROPRIAR TERRENO DA GAMA FILHO

Por: ASCOM
ESTADO PODERÁ DESAPROPRIAR TERRENO DA GAMA FILHO
O antigo campus da Universidade Gama Filho, na Piedade, poderá ser desapropriado pelo estado. A ideia é do deputado Paulo Ramos (PSol), que apresentou a proposta através do projeto de lei 2.965/14. Seu teor autoriza o Governo a declarar o imóvel de utilidade pública para, assim, tomar tal medida. O texto diz ainda que a área seria destinada a outro centro universitário. Ele foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta quarta-feira (19/11), em discussão única.

O campus, localizado na Rua Manoel Vitorino, 553, ocupa uma área de 85 mil metros quadrados, distribuídos em 13 prédios. Entretanto, desde que a universidade foi descredencia pelo Ministério da Educação, em janeiro, o local e seu entorno se transformaram numa área deserta, preocupando moradores e dando prejuízo aos poucos comerciantes que continuam atuando nas proximidades.

Segundo o deputado, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que a violência aumentou em mais de 70% na região. “Todos nós acompanhamos a tragédia que foi o fim da Gama Filho. Como desdobramento, além dos prejuízos para os alunos e funcionários, constatamos também prejuízo para o bairro, para os comerciantes que viviam  em seu entorno. Agora houve a chance de dar o mesmo destino para aquela área. Espero que o governo se sensibilize e instale ali uma nova universidade, uma universidade pública”, diz. O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.


Nenhum comentário: