Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Nova Iguaçu aprova Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas

A bibliotecária Aline Cardoso Rebelo
Por: ASCOM Fotos: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu aprova Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e BibliotecasO Prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, instituiu no último dia 19, o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB). A medida, que é inédita entre as cidades da Baixada Fluminense, foi publicada no Diário Oficial e é destaque entre as notícias do site do Ministério da Cultura.

Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura na cidade, a lei é resultado da conferência realizada no dia 30 de outubro do ano passado, através de uma ação desenvolvida pela da Secretaria de Cultura. O plano foi construído com a participação da sociedade civil e do poder público, organizados através do Grupo de Trabalho "Iguaçulendo". Há mais de três anos que o PMLLB estava em discussão na cidade.

De acordo com o secretário de Cultura, Wagner D’Almeida, a lei vai nortear todos os espaços com objetivo de transformar Nova Iguaçu numa cidade que valoriza e investe na leitura. “A aprovação do plano era uma das nossas metas. Antes mesmo da lei ser sancionada, já havíamos lançado o Sistema Municipal de Bibliotecas, que faz uma conexão entre a Biblioteca Municipal Cial Brito, que é a Central e hoje está ligada ao sistema estadual de bibliotecas, com as oito comunitárias existente. Agora, todo o acervo está disponibilizado através de uma rede, podendo ser consultado e dando a possibilidade de troca de exemplares. Até o final do ano, vamos comprar novos computadores para informatizar esses espaços”, afirma.
Assim como o Plano Nacional de Livro e Leitura, do qual o programa iguaçuano faz parte, as principais diretrizes do PMLLB são a democratização do acesso nas bibliotecas com a criação de novos espaços, acessibilidade às pessoas com deficiência aos equipamentos, melhora no acesso e distribuição de livros e a outras formas de expressão da leitura e ampliação dos horários de atendimento ao público, por exemplo. O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas é composto por metas de curto, médio e longo prazo, e o governo prevê sua implantação integral até o final de 2016.

Para Wagner D’Almeida, o trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores resultou no sucesso do projeto. “Tudo foi feito com muita organização. Graças aos vereadores Maurício Moraes, Carlão Chambarelli e Ferreirinha, aos quais muito se empenharam, o plano teve total aceitação entre os representantes do legislativo e hoje é uma realidade”, avalia.


Próximos passos

Através de parceria com o Governo Federal, as Secretarias de Cultura e de Educação realizam em 2015 a “Feira Literária – Cidade do Livro”, que visa através da criação de festivais literários, a sensibilização de escolas, de forma que se tornem centros de formação de leitores, para aumentar o índice de leitura em todas as faixas etárias no município. Outra atividade que em breve estará disponível em Nova Iguaçu é a biblioteca itinerante, que buscará a valorização do cidadão como leitor e a ampliação da oferta da literatura em vários bairros da cidade.

Nenhum comentário: