Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU AJUDA POPULAÇÃO DE RUA

Por: ASCOM Fotos:Thiago Loureiro
PREFEITURA DE NOVA IGUAÇU AJUDA POPULAÇÃO DE RUA

O drama da população de rua de Nova Iguaçu vai ganhar uma grande aliada: a Prefeitura vai encaminhar ao Núcleo de Atendimento ao Cidadão todos aqueles que não tem documento. Em seguida, os que moram nas ruas serão inscritos nos programa sociais: Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, e até mesmo no Aluguel Social.

Nesta quarta-feira (26), o Conselho Municipal de Assistência Social convocou órgãos públicos e igrejas que atuam direta e indiretamente junto à população de rua. O encontro teve como objetivo discutir medidas que ajudem a enfrentar este problema na cidade.

Durante o debate, foi discutido o trabalho do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (POP) e o serviços que são prestados com a finalidade de resgatar a dignidade dos usuários dos espaços retirados da rua. Eles são acompanhados por uma equipe de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. De acordo com a secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, é importante que a população entenda que não está sozinha. “Não queremos manter o morador na rua, queremos tira ele de lá”, comenta.

Para erradicação da população de rua, além do Centro POP, a Semas também conta com o Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), onde é possível retirar carteira de trabalho, identidade, certidões de nascimento e inscrições nos programas sociais, “Minha Casa, Minha Vida”, Bolsa Família e Aluguel Social. O NAC está localizado no número 956 da Rua Doutor Luiz Guimarães, no centro de Nova Iguaçu.

Segundo Quaresma, na gestão do prefeito Nelson Bornier o número de moradores de rua diminuiu bastante. Diariamente são realizadas ações de abordagem desses moradores. Eles recebem orientação, encaminhamento e viabilização de toda documentação, cadastro único, inscrição no programa “Minha Casa, Minha Vida”, além de tratamentos especializados de saúde em hospitais, clínicas e comunidades terapêuticas de acolhimento e convivência, CREAS e CRAS.

Nenhum comentário: