Páginas

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

A Estrada de Ferro Rio D'Ouro

Ney Alberto
A Estrada de Ferro Rio D'Ouro
  O Engenheiro André Rebouças, em 1869, no Serviço de Abastecimento d'água do Rio de Janeiro, indicava os mananciais de Rio D'Ouro, excelente. Só que o local para capitação ficava distante mais de 58 quilômetros e numa altitude de mais de 200 metros. Para transportar materiais de construção, tubulões, equipamentos surgiu a Estrada de Ferro Rio D' Ouro, por decreto(22 de setembro de 1875), e ligava a Quinta Imperial(Ponta do Caju)a Rio D'Ouro(Serra dos Caboclos, Maciço do Tinguá) utilizando à partir da Pavuna trechos da antiga Estrada da Polícia . As obras foram iniciadas  a 6 de agosto de 1876. Sendo assentado os trilhos em 1877. Experimentalmente.  Inicialmente cuidava tão somente da conservação do empreendimento. Por decisão do Ministério da Agricultura  foi, em outubro de 1886, adaptado para o transporte de passageiros, carga, encomendas. Um ano antes(1885) teve início a construção do Ramal Tinguá, a partir de Cava do Sapê.
  Paradas em 1886: Caju, Rua Bela, Benfica, São Francisco Xavier, Praia Pequena, Liberdade, Botafogo, Engenho do Mato,Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Areal, Pavuna, Coqueiros, Belford Roxo, Itaipu, Retiro(Miguel Couto), Figueira, José Bulhões(Cava), Paineiras, Rio D'Ouro, Represa. Com a construção do Ramal de São Pedro, surgiram as estações : Santo Antonio, Saudade, São Pedro,(Jaceruba). No ramal de Tinguá, a partir de Cava: São Bernardino, Iguassú, , Barreiras, Tinguá (edificação de 1917, com as seguintes informações: distância  50K280, altitude 34m32). Existiu também , o ramal de Xerém, partindo de Belford Roxo. O crescimento populacional antes da desativação, é claro - e com o surgimento de alguns loteamentos, surgiram novas paradas , como as de Parque Estoril.
 As captações do precioso líquido preservaram a floresta, mas ...a extinção desta ferrovia desarticulou a comunidade.


********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: