Páginas

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Como surgiu Nova Iguaçu

Como surgiu Nova Iguaçu
"Nova Iguaçu, terra linda encantadora, desde os tempos de outrora dos antigos laranjais...". Assim tem início o mais belo hino de uma cidade do Estado do Rio de Janeiro.
 Mas, como surgiu Nova Iguaçu, esta cidade fantástica, que abriga em seu território, além de um povo altaneiro, uma mata nativa exuberante, e que guarda em suas serranias, uma gigantesca Caixa D'água - que abastece grande parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com água pura cristalina e inodora?
 Desta feita, para variar, consultamos o livro História Fluminense de autoria da escritora Dídima de Castro Peixoto, colocando, assim, na íntegra, a página que nos mostra os primórdios iguaçuano.

Nova Iguaçu
 Suas terras pertenceram à Capitania de São Vicente, ficando abandonada até que o Rio de Janeiro se tornasse cidade(1565). Alguns anos após essa data, Nova iguaçu apresentava várias sesmarias, inclusive uma doada por Brás Cubas (pensa-se ser o mesmo que fundou a cidade de Santos). Com a colonização das terras, os aborígenes, que aí viviam, foram se afastando, cedendo as terras aos sesmeiros, até que desapareceram por completo.
 Surgiram várias freguesias , sendo a mais importante de todas a de Nossa Senhora da piedade de Iguaçu, cuja criação foi no ano de 1719. Essa freguesia era também conhecida como Nossa Senhora da Piedade do Caminho Velho, por estar em suas terras, localizado um trecho da estrada que atingia 'Minas Gerais'.
 Por esse caminho, passou Tiradentes quando se dirigia à côrte com destino ao julgamento e a forca.
 Sendo reconhecida pelo governo, a prosperidade da região foi elevada a Vila pela Lei provincial de 15 de janeiro de 1833 com o nome de 'Iguaçu', sendo instalada a 27 de julho do mesmo ano.
Entretanto, devido às reações políticas , Nova iguaçu perdeu as prerrogativas de vila pela Lei provincial de 13 de abril de 1835. Os habitantes não se conformaram e voltaram a lutar, sendo seus esforços recompensados  com a restauração da Vila com o nome de 'Iguaçu'.
A partir de sua elevação a essa categoria , a vila prosperou, tendo por fator a sua situação à margem direita do Rio Iguaçu. Ela chegou a ser considerada como um dos mais importantes empórios supridores da Cidade do Rio de janeiro.
 Pelo século XIX, a localidade de Iguaçu começou a decair com a construção da estrada de ferro Dom Pedro II, atual central do Brasil. Cidades e Vilas surgiram à margem da estrada, enquanto que, outras vilas antiquíssimas se apagavam. A via fluvial foi abandonada, os rios transformaram-se em pantanos e começou a grassar o impaludismo.
 Enquanto Iguaçu regredia, pequenas localidades se desenvolviam dentre elas Maxambomba. 
 Com o correr dos tempos , essa povoação , à margem da estrada, desenvolveu-se tento,  que os governaantes foram forçados a transferir a sede  de Iguaçu para a nova localidade, no dia 1º de maio de 1891. no mesmo ano a 19 de junho , foi agraciada com foros de cidade. Posteriormente em 9 de novembro de 1916, a cidade passou a ser denominada "Nova Iguaçu". 


********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: