Páginas

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Unidades do SENAI na Baixada Fluminense conquistam nove medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento

Por: Joana Barros Braga Mineiro 
Unidades do SENAI na Baixada Fluminense conquistam nove
medalhas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento
 Quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. As unidades do SENAI de Nova Iguaçu, de Duque de Caxias e de Itaguaí foram muito bem representadas na etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento 2017. Nove estudantes da Baixada Fluminense foram premiados no maior torneio de educação profissional da América Latina, de um total de 72 alunos medalhistas de diversas cidades do Rio de Janeiro.
 Foram avaliadas 19 ocupações profissionais e, dessas, 16 modalidades podem levar alunos para as fases nacionais e internacionais da competição, previstas para 2018. Além disso, foram premiados alunos de oito cursos técnicos numa avaliação prática da modalidade no estado do Rio.
 Segundo Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, o ponto principal da Olímpiada é contribuir para a formação profissional dos estudantes. “Por meio da educação, podemos mudar uma comunidade, um estado e um país. Estamos fazendo o possível para universalizar o acesso ao conhecimento, ajudando no aprimoramento contínuo de nossos alunos”, afirmou.
 O premiado de Nova Iguaçu foi: Paulo Cesar Martins Saraiva, bronze na categoria Gestão de Sistemas de Redes TI. Já os medalhistas de Duque de Caxias foram: Lucas Alves De Oliveira, ouro na categoria Mecânica de Manutenção Industrial; Brian Martins Guimarães, prata na categoria Estruturas Metálicas; Felipe Marins Pereira, ouro na categoria Eletricidade Predial; e João Carlos Santos, ouro na categoria Eletricidade Industrial. E os premiados em Itaguaí foram: Antônio Almeida dos Santos Neto e João Pedro C. do Nascimento Silva, prata e bronze respectivamente na categoria Tornearia CNC; João Vitor Melo Costa, prata na categoria Mecânica de Manutenção Industrial; e Cawan de Oliveira Santos, ouro na categoria Construção em Alvenaria.
 Ouro em Mecânica de Manutenção, Lucas Alves De Oliveira, do SENAI Duque de Caxias, disse emocionado que conquistar uma medalha dessa é uma sensação indescritível. "É muita emoção, porque é muito difícil o dia a dia. Daqui pra frente, é só vitória. Vou treinar dia e noite pra avançar na competição."

Fase estadual
 No total, 560 alunos de 28 unidades do SENAI do estado do Rio competiram. Os dois primeiros colocados em cada modalidade receberão treinamentos para competir na etapa nacional, em que precisarão manter notas mínimas em simulados para serem escolhidos como representantes do SENAI Rio. As categorias Audiovisual, Confecção de Roupas e Mecânica de Usinagem não estão contempladas na lista de ocupações disputadas na WorldSkills; por isso, seus participantes param na fase na estadual.
 Também foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos do estado do Rio durante essa etapa. Embora não façam parte da grade oficial de competição da Olimpíada do Conhecimento, o intuito foi aproveitar a ocasião para avaliar como está o desempenho dos alunos nessas modalidades. Igor Pessoa Santana, do SENAI Itaguaí, foi medalhista de prata como Técnico em Mecânica, e Leonardo Almeida Costa, do SENAI Duque de Caxias, prata como Técnico em Automação Industrial.
 Segundo Edson Melo, gerente de Educação Profissional do SENAI, a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: “Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase”.

********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: