Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Corrida abre festejos do aniversário de Nova Iguaçu



Por: Joana Barros Braga Mineiro

Em clima de festa, cerca de 1.500 atletas, entre eles 32 com necessidades especiais, participaram, no último domingo (13.01), da corrida que abriu as comemorações pelos 180 anos do município de Nova Iguaçu. O bom tempo ajudou os esportistas a completarem o percurso de 5 km, na Via Light, um dos principais acessos da cidade. O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, convidou o judoca Sebastian Pereira, medalhista em Pan-Americanos, e a armadora da Seleção Brasileira de Handebol, Lucila Viana, ouro no Pan Rio-2007 sobre Cuba, ambos criados em Nova Iguaçu, para motivar os atletas.
 “É uma honra retornar ao governo e comemorar o aniversário de Nova Iguaçu com essa grande atividade de promoção à saúde. Só tenho que agradecer à população, aos atletas participantes e às presenças ilustres que abrilhantaram a nossa festa. Eu gostaria muito de correr, mas deixo para os mais preparados fisicamente”, brincou o prefeito. A vice-prefeita, Dani Nicolasina, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, secretário Municipal de Governo, Thiago Portella, os vereadores Maurício Morais, presidente da Câmara Municipal de Nova Iguaçu, Carlão Chambarelli, líder do governo, Giane Jura, Marcelinho do Trenzinho, Marquinho da Tia Megue e Juninho do Pneu também competiram.
Às pessoas com deficiências, Bornier divulgou, durante a corrida, que a Prefeitura vai abrir um canal para capacitá-los e empregá-los. Nelson irá, ainda, baixar um decreto que exige que todas as obras sejam adaptadas, de acordo com as regras de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Esse é o primeiro evento esportivo com a participação dos deficientes físicos. O prefeito está promovendo o respeito e a igualdade”, enfatizou o escritor Valnei Costa.
Adriano Santos, coordenador da prova, enfatizou que a corrida foi importantíssima, porque marcou a abertura das comemorações pelos 180 anos. “Foram apenas dez dias para organizarmos o evento, mas conseguimos atender as expectativas dos iguaçuanos. Tivemos um número expressivo de inscritos e todos completaram a prova. Nada melhor do que comemorar o aniversário da cidade com saúde e alegria”, comemorou.
No feminino, a campeã foi Karine Santana, 15 anos, de Belford Roxo, com o tempo de 19:52min. “Treino há três anos e meu sonho é ser uma grande atleta. É muito bom começar o ano ganhando”, disse. Yara Cristina, 57, conquistou o 2º lugar; Suzane Souza Rosa, 23, 3º; Mariana da Silva, 22, 4º; e Luciana Borges, 30, o 5º. Cleiton Machado, 21, também de Belford Roxo, foi o vencedor do masculino, com o tempo de 15:16min. “Treino há mais de dez anos e já competi em vários lugares. Fiquei impressionado com a organização e estrutura oferecida aos atletas em Nova Iguaçu”, parabenizou. Em 2º ficou Guilherme de Oliveira Junior, 28; 3º Fabiano dos Santos, 32; 4º Jonas Wiliam, 22; e 5º William Guimarães, 16. As academias premiadas foram Saúde 2000, Sesi Clube, Formas, Super Running e Unisport, respectivamente.

Nenhum comentário: