Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

SECRETÁRIOS DA SAÚDE DEFINEM PROJETOS DA BAIXADA QUE SERÃO APRESENTADOS AO MINISTRO



Por : Claudia Souza

Ampliação e requalificação da Estratégia Saúde da Família, recontratualização dos hospitais de grande porte e aumento do custeio dos hospitais de médio porte, ampliação dos leitos na Baixada e fortalecimento da regulação regional. Esses foram os principais temas abordados na última reunião dos prefeitos e definidos entre os secretários municipais de Saúde na primeira reunião do Conselho Técnico do Cisbaf, ocorrida esta semana, na sede do consórcio. A ideia é que prefeitos e secretários da pasta apresentem a pauta regional ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante oEncontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas que acontecerá em Brasília entre os dias 28 e 30 de janeiro.

O consultor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems) e apoiador da Metropolitana I na Baixada, Fabio Volnei, reforçou a importância da presença dos novos secretários de Saúde na recepção que ocorrerá em Brasília, na próxima semana, com a presença do ministro Padilha. Destacou ainda a participação de todos na oficina com as superintendências do MS que ocorrerá no dia 01 de fevereiro. Fabio falou da importância do trabalho realizado nos últimos quatro anos pelo secretariado no sentido de ocupar os espaços regionais onde são discutidos projetos e recursos. “Nós conseguimos uma importante representação nesses fóruns de discussão e precisamos mantê-los ativos, com o objetivo de participar e lutar pelos interesses da região”, ressalta Volnei.     

Durante a reunião, a pauta regional definida entre os gestores considerou pontos essenciais, como ampliação de 60% da cobertura da Estratégia Saúde da Família até 2016 e implantação de um modelo de Clínica da Família padrão na Baixada; recontratualização dos hospitais de grande porte (Geral de Nova Iguaçu e Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias); ampliação do número de leitos na Baixada – com conclusão do Hospital Regional de Queimados, abertura e ativação de leitos existentes no Hospital Iguaçu e São José, em Mesquita –; aumento do recurso de custeio dos hospitais de médio porte (Municipal de Belford Roxo, Municipal Juscelino Kubitschek – em Nilópolis, Municipal São Francisco Xavier – em Itaguaí, Municipal de Magé, PAM Meriti); fortalecimento da regulação regional; e implantação de serviço de referência para tratamento oncológico.

No início do encontro, durante a apresentação individual de cada gestor, foi unânime a opinião da importância do papel do consórcio na defesa dos interesses da Baixada nas esferas estadual e federal, na articulação entre os municípios e na construção da assistência em rede.


 Mais informações:
Claudia Souza – 8604-3604
Assessora de Imprensa Cisbaf




Nenhum comentário: