Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

Nova Iguaçu promove políticas públicas e homenageia mulheres negras



Por: ASCOM FOTOS: Thiago Loureiro
Nova Iguaçu promove políticas públicas e homenageia mulheres negras
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu (SEMAS) promoveu, na última sexta-feira (25.07), uma festa, com direito a palestras, depoimentos e apresentações artísticas. A data foi celebrada no Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti), no Bairro da Luz. Participaram do encontro integrantes do poder público e da sociedade civil.

A secretária da SEMAS, Cristina Quaresma, vê a data como um marco importante na luta pela defesa dos direitos da mulher negra. “As mulheres negras são guerreiras e o governo Nelson Bornier faz questão de levantar a bandeira da luta contra o racismo. Qualquer discriminação gera violência. A cor da pele não significa nada, ela é apenas a cor da pele”, enfatizou Quaresma, que se emocionou muito durante os depoimentos.

O vereador Henrique Neves (PCdoB) voltou no tempo e fez uma relevante análise da história, destacando os avanços da participação da mulher negra na sociedade, a importância dela em todos os segmentos e as perspectivas futuras. “A mulher negra veio ao Brasil para ser usada e abusada. As funções designadas a elas foram as de lavar, passar e cozinhar. A página foi virada e, hoje, elas têm acesso à universidade e ao mercado de trabalho. A mulher negra tem que viver em destaque e não às margens da sociedade. Sou o único vereador negro e um grande defensor de que o homem não vive sem a mulher. Vamos colocar nosso potencial em prática”, destacou Henrique Neves.

O ator Macedo Griot interpretou o poema “Que história é essa, mulher?” e a atriz Silvia Regina o poema “Banco de Réus”. A bailarina Vanessa Ferreira e a cantora contemporânea Andréia Café animaram a festa e colocaram a mulherada para dançar.

O evento é uma realização da SEMAS, através das Coordenadorias de Políticas para Mulheres, Igualdade Social e Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT), em parceria com a Ong Aganin Direitos Humanos, dos promotores de eventos Neno Ferreira e Marisa Justino. A coordenadora de Políticas para Mulheres, Patrícia Xavier, explicou que a ideia é sempre promover eventos que divulguem os direitos dos cidadãos. “A sociedade está avançando. As dificuldades ainda existem, mas o trabalho para fortalecer as políticas públicas e elevar a autoestima de todas as mulheres irá continuar no governo Bornier”, garantiu Patrícia.

A aposentada na área da Educação e líder da comunidade de Lagoinha, Jení dos Santos, 62, foi uma das homenageadas durante a comemoração do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Em seu discurso, Jení disse ser contra cota para negros e declarou estar orgulhosa dos avanços da sociedade. “A cota é a afirmação de que o negro é incapaz. Brigo para que as autoridades olhem por nós. E o prefeito Nelson Bornier é um parceiro, que prioriza saúde e educação, o que nos dá condições para lutarmos igualmente”, agradeceu emocionada.

Patrícia Xavier aproveitou a oportunidade para divulgar a caminha “Em briga de Marido e Mulher, Nova Iguaçu mete a colher!”, em comemoração a sanção da lei Maria da Penha. O evento, que tem como objetivo romper a violência contra mulher, acontecerá no dia 7 de agosto, às 9h. A concentração será no pátio da Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu e o final da caminhada será na Praça Rui Barbosa, no Centro.

Nenhum comentário: