Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Nova Saúde Iguaçu: mulheres em tratamento contra o câncer de mama participam do 'Arraiá das Poderosas'


Por: Raphael Bittencourt Foto: Everton Barsan
Nova Saúde Iguaçu: mulheres em tratamento contra o câncer de mama participam do 'Arraiá das Poderosas'
O sábado (19) foi de muita alegria para cerca de 70 mulheres em tratamento  contra o câncer de mama que fazem fisioterapia oncológica na Policlínica Dom Walmor, no Centro de Nova Iguaçu. Elas participaram da terceira edição do ‘Arraiá das Poderosas”, festa organizada pelas fisioterapeutas da unidade, Clarice Silva de Santana e Juliana de Moares Bastos, com o intuito de promover a socialização e ajudar a aumentar a autoestima de quem luta ou já lutou para vencer a doença.
“Este é o grande objetivo do evento. Ele é batizado como “Arraiá das Poderosas”, pois é o que estas mulheres são. É preciso ter muita determinação e força de vontade para superar uma doença como esta”, afirma Clarice.

Uma das mais animadas do arraiá era Aline Almeida, 33 anos. Equilibrista formada na Escola Nacional de Circo em dezembro de 2011, ela descobriu que tinha câncer de mama dois meses depois. Imediatamente, Aline deu início ao tratamento de radioterapia e quimioterapia e precisou passar por uma cirurgia para a remoção dos nódulos da mama e da axila direita. Segundo ela, as técnicas aprendidas no circo foram fundamentais para enfrentar o câncer.

“O circo me ajudou muito, pois trabalha nossa coragem e os desafios. Se fazemos isso durante os exercícios, por quê não pôr isto em prática no dia a dia?”, diz Aline.

Apesar da determinação para vencer a doença, ela conta que temeu não poder mais voltar a trabalhar com o que gosta. “Depois do tratamento, achei que não fosse mais subir em uma perna de pau. Tirei os nódulos da axila direita e mal podia mexer o braço. Fiz fisioterapia na Policlínica Dom Walmor durante um ano e fiquei muito satisfeita com o atendimento. As meninas são muito dedicadas e atendem todas as pacientes como se fossem membro da família delas”, revela a equilibrista.

Aline teve alta supervisionada em dezembro e comparece à policlínica a cada três meses para fazer reavaliações. Ela pretende, até o final do ano, fazer uma cirurgia de reconstrução da mama. Vencida a doença, hoje ela trabalha como arte educadora do Circo Baixada, um projeto social que funciona em Queimados.

“Quando assumimos esta gestão, o único setor que encontramos funcionando adequadamente em toda a secretaria foi o de fisioterapia oncológica, desde então, o serviço já foi ampliado, mas essas profissionais têm todo o meu respeito por realizarem um trabalho de excelência em nosso município”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior.

A festa foi realizada no Espaço Missões, no bairro Ponto Chic, e contou com a participação não só das pacientes da policlínica, mas também de parentes que puderam participar das típicas brincadeiras das festas caipiras ao som de muito forró. Além das tradicionais comidas da época, como canjica, os convidados puderam saborear hambúrgueres e batatas fritas distribuídas gratuitamente pelo Mc Donald’s.

Nenhum comentário: