Páginas

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Viaduto da Barros Junior volta a ser interditado no domingo


Por: ASCOM Foto: Charles Souza
Viaduto da Barros Junior volta a ser interditado no domingo
Operação terá continuidade no próximo fim de semana para finalizar a operação
Cerca de 50 agentes da Prefeitura de Nova Iguaçu trabalharam neste domingo, dia 20, na interdição do Viaduto da Rua Barros Júnior. As secretarias de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham); Defesa Civil, além da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) se mobilizaram com as intervenções que deram o início nas obras de duplicação do viaduto.

Árvores de eucalipto, espécie considerada exótica, começaram a ser retiradas do entorno do viaduto. O local que ganhará uma nova pista, atualmente abriga cerca de 40 unidades da espécie, que são consideradas fora do padrão para a região. “Essas árvores foram plantadas sem conhecimento técnico e hoje, são inadequadas para esta área urbana. Muitas já estão secas. E com a obra, fundamental para a melhora na mobilidade da cidade, estas árvores passam a não ser compatíveis com o projeto”, afirma Giovanni Guidone, secretário da Semuham.

Para reduzir o impacto ambiental, somente no bairro Metrópole, 200 mudas de árvores nativas como ipê, quaresmeira, extremosa, pata de vaca, aroeiras, por exemplo, já foram plantadas. A região ganhará nas próximas semanas mais 100 mudas. O plantio está sendo realizado através do programa “Nova Iguaçu Mais Verde”, que através do replantio, prevê acabar com o desmatamento na cidade.  

Os motoristas que circulam pelo Centro de Nova Iguaçu devem ficar atentos com as mudanças no trânsito, que continuam no próximo domingo (27). O viaduto será mais uma vez interditado, das 8h e 18h. Para auxiliar a população, controladores de tráfego, além de dois painéis eletrônicos, vão orientar os motoristas durante a operação nos dois lados da cidade cortados pela rodovia Presidente Dutra.

A duplicação     
A interrupção nos dois acessos permite os preparativos para o início das obras de duplicação do viaduto, com previsão de conclusão para dezembro de 2015. O projeto, avaliado em R$ 28,09 milhões, terá duas pistas de rolamento, ciclovia e faixa isolada para pedestre com mureta de proteção. O entorno vai ganhar ainda área urbanizada, com a criação de 6 mil metros quadrados de área verde.

A nova pista da duplicação do viaduto da Barros Junior, que terá 434 metros de extensão, vai ligar os dois lados da cidade sobre a rodovia Presidente Dutra, a partir do conjunto habitacional Tertuliano Potiguara, desembocando na Estrada de Iguaçu.

Com capacidade de 3.500 veículos/hora, por faixa, o atual viaduto, além de servir de corredor viário da Estrada Iguaçu com o Centro da cidade, é também um dos principais acessos à Via Dutra. Com a duplicação do viaduto, a capacidade passará para 7 mil veículos/hora, nas duas pistas.

Nenhum comentário: