Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Previni comemora 15 anos com dinheiro em caixa

Equipe PREVINI (foto divulgação)
Por: ASCOM Foto: Charles Souza
Previni comemora 15 anos com dinheiro em caixa
Danielle Villas Bôas
Presidente da PREVINI
Atual administração afirma que instituição saiu do vermelho, e hoje opera com tranquilidade e investe na qualificação dos funcionários
Criado em julho de 1999, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Nova Iguaçu (PREVINI) está completando 15 anos. Acreditando sempre na qualificação dos servidores, com foco na concessão de aposentadorias e pensões, o trabalho foi idealizado pelo Professor Camilo Rodrigues Braz. Quase cinco anos depois de sua criação, em março de 2004, foi realizado o primeiro concurso público, com o objetivo de criar o quadro próprio de servidores do Instituto. No mesmo ano, os primeiros servidores tomaram posse.

Desde então, um número cada vez maior de servidores foram integrados à equipe da instituição. Dez anos depois o PREVINI passou a contar com 27 servidores de carreira, três servidores efetivos cedidos pela Prefeitura de Nova Iguaçu e cinco comissionados, todos capacitados e que se atualizam constantemente, a fim de prestar um serviço público de excelência.

O PREVINI hoje tem representatividade no Conselho Fiscal da Associação das Entidades de Previdência do Estado do Rio de Janeiro (Aepremerj) e na vice-presidência da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

Estabilização financeira
 O PREVINI conseguiu sair de um déficit de quase 1,5 bilhão para um superávit atuarial de cerca de 400 milhões em 2014, o que permite maior tranquilidade aos aposentados e pensionistas, além de uma garantia de futuro aos funcionários ativos.

Em pouco mais de um ano da posse da atual diretoria, todos os segurados ativos e inativos foram recadastrados, o que representou a atualização de mais de 12 mil servidores, em conjunto com a aplicação do novo plano de custeio aprovado pelo Prefeito Nelson Bornier, o que reverteu o quadro de falência da instituição, para uma empresa estabilizada economicamente.

Iniciou ainda o pagamento de verbas retroativas aos professores paritários, além de ter realizado uma auditoria interna para verificar todos os atos concessórios de aposentadoria. E, ainda, adquiriu através de leilão judicial, o imóvel onde será instalada a nova sede administrativa.

Para Danielle Villas Bôas Agero, a missão do PREVINI é garantir benefícios previdenciários com humanização, ética e responsabilidade. “Continuamos empenhando esforços para esse fim, zelando sempre pela transparência em nossos atos”, afirma a diretora-presidente.

O trabalho em conjunto com os Conselhos de Administração e Fiscal tem possibilitado todo esse crescimento. A diretoria executiva do Previni acredita no serviço público de qualidade, investindo na capacitação continuada dos colaboradores, através de cursos de legislação previdenciária para seus conselheiros e servidores. Através de parcerias, os funcionários receberam treinamentos por meio de simulações extraídas do contexto da empresa. Este ano, o PREVINI também realizou, em parceria com a Aepremerj, o II Seminário de Previdência do Município de Nova Iguaçu.

PREVINI em números
 O PREVINI concedeu em benefícios 3.001 aposentadorias e 769 pensões. De acordo com balancete de maio de 2014, o ativo da empresa foi de um total de R$ 58.791.859,32. Atualmente, a instituição conta com 46 colaboradores, sendo 35 servidores, seis estagiários e cinco bolsistas.

Comemoração
Pra festejar os 15 anos do PREVINI, no próximo dia 20 de julho (domingo), serão apresentados os espetáculos “Deu a louca nos contos infantis” e “Vende-se uma alma”, para todos os servidores, pela Companhia Teatral Encenadores Teatrais. A atividade que é gratuita será realizada no Complexo Cultural Nova Iguaçu, no Teatro Sylvio Monteiro. As vagas são limitadas e para participar é preciso entrar em contato através do telefone (21) 2667-7932. O Complexo Cultural Nova Iguaçu fica na Rua Getúlio Vargas, nº 51, no Centro.

Nenhum comentário: