Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

FIRJAN: situação financeira das empresas da Baixada Fluminense continua ruim

Por: Joana Mineiro
FIRJAN: situação financeira das empresas
da Baixada Fluminense continua ruim
 Pesquisa da Federação das Indústrias aponta ainda redução nas vendas para o exterior. Empresários esperam queda na demanda por produtos para os próximos seis meses
  A Sondagem Industrial do Sistema FIRJAN - abrangendo as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, São João de Meriti e Teresópolis – sinaliza que, em dezembro, houve queda no nível da atividade industrial na Baixada. O indicador de volume de produção apresentou redução (36,0 pontos), o que fez com que a baixa atividade refletisse no mercado de trabalho (45,0). Com isso, a demanda por produtos industriais foi suprida através da redução do nível de estoques (44,0), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado (46,3). Por conta da baixa atividade, a indústria da região operou com 56% da capacidade instalada, resultado bem abaixo da média histórica (67,4%).
  A Federação das Indústrias também aponta que os empresários industriais mostraram-se insatisfeitos com as condições financeiras de suas empresas no quarto trimestre do ano. Diante da baixa margem de lucro operacional (27,5) e da dificuldade de acesso ao crédito (27,4), o indicador relacionado à situação financeira registrou 28,2 pontos. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira, dia 9, varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam redução ou pessimismo e acima de 50 representam aumento ou otimismo.
  A Sondagem Industrial revela que, para os próximos seis meses, os empresários da região esperam redução da demanda por produtos (44,7). Como consequência, a perspectiva é de queda na compra de matérias-primas (41,9) e nos investimentos (42,5), além de redução no número de empregados (38,0). As vendas para o exterior também é outro indicador que apresenta perspectiva de redução (40,1).
 “A Sondagem Industrial da Baixada reflete a situação crítica em que a economia do Brasil e a situação financeira das empresas se encontram. Através do Conselho Empresarial da FIRJAN, continuaremos pensando em saídas estratégicas que contribuam para a retomada do desenvolvimento do setor industrial e, consequentemente, para o crescimento econômico da região”, ressaltou Roberto Leverone, presidente da Representação Regional FIRJAN/CIRJ Baixada Fluminense Área II, em Duque de Caxias.
  A Sondagem Industrial da Baixada, abrangendo as cidades de Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, São João de Meriti e Teresópolis, está anexada a esta mensagem.

Nenhum comentário: