Páginas

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Jovens da Oficina de Percussão na Maré e Guto Goffi, do Barão Vermelho, se apresentam na Portela

Por: Christian Baeta
Jovens da Oficina de Percussão na Maré e Guto Goffi, do Barão Vermelho, se apresentam na Portela
Projeto tem patrocínio da Linha Amarela e apoio do Instituto Invepar.
  Nesta sexta-feira (17/2) às 23 horas, a Portela receberá em sua quadra em Madureira cerca de 20 jovens da Oficina de Percussão da Maré e o baterista da banda Barão Vermelho, Guto Goffi, para tocar ritmos de carnaval como convidados especiais da Escola de Samba da Portela. Acostumados a tocar música clássica em ensaios e apresentações, nessa época do ano os integrantes mudam o ritmo e entram na folia: “Quando chega o Carnaval, prevalecem marchinhas, samba, maracatu e outros ritmos mais agitados. Mas no resto do ano eles tocam clássicos”, conta Abel Duerê, coordenador geral do projeto.  
  A oficina nasceu em 2011 a partir de iniciativa do artista angolano Abel Duerê, radicado no Brasil há 30 anos, e conta com o patrocínio da LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e apoio do Instituto Invepar. Frequentador do Complexo da Maré devido a seus projetos sociais junto à comunidade angolana, Duerê percebeu que ensinar arte através da música poderia ter um potencial transformador na vida dos jovens e adultos da comunidade. Um ano mais tarde nasceu a parceria com Guto Goffi, integrante do grupo Barão Vermelho, por meio da Escola de Percussão Maracatu Brasil. Com a parceria, a Oficina do Complexo da Maré pode contar com um quadro maior de professores de música qualificados e coordenadores pedagógicos e crescer.
  O objetivo da escola é ensinar os moradores locais como tocar um ou mais instrumentos de percussão e fazer a leitura rítmica com o uso de apostilas com partituras. Cada aluno recebe uma bolsa no valor de setenta reais mensais, alimentação, uniformes padronizados, material didático e instrumentos novos. Ao todo, mais de 100 jovens do Complexo da Maré já foram formados pela Oficina.
  Giovanna Curty, gerente de sustentabilidade da LAMSA, que apoia o projeto, explica que a concessionária investe em várias ações de educação, cultura, esporte e sustentabilidade para moradores de todos os 16 bairros vizinhos à Linha Amarela: "É a forma que encontramos de participar de forma ativa da vida dessas comunidades, de descobrir talentos e abrir novas oportunidades".

Sobre a LAMSA
 LAMSA é a concessionária do Grupo Invepar que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro. Os 17,4km de extensão da via expressa ligam bairros e encurtam distâncias, revitalizando grande parte da Zona Norte da cidade, com a chegada de diversos empreendimentos comerciais e residenciais à região.


*********************************************************************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado as páginas

Nenhum comentário: