Páginas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pela Municipalização da água de Nova Iguaçu

Por: Wandemberg/ Fotos: Antonio Jorge
Pela Municipalização da água de Nova Iguaçu
O Rio de Janeiro bebe água de Nova Iguaçu
 A maior parte da Região Metropolitana do Rio de Janeiro se vale de Nova Iguaçu para obter o bem de consumo mais precioso. Não fosse a água de Tinguá, de Rio D'Ouro, Jaceruba e Guandu (maior estação de tratamento do mundo), a Cidade Maravilhosa estaria sofrendo, juntamente com outros Municípios da Baixada, como sofrem, por sinal, algumas comunidades iguaçuanas, que não se dão ao desfrute de ter em suas torneiras um pouco da água que jorra, abundantemente, das serranias do Município em que vivem. 
    Tal dependência do Rio de Janeiro para com nosso município, se dá pelo fato dos cariocas no século XIX, início do XX, verem suas principais fontes secarem, após a derrubada de importantes glebas de sua floresta de 'mata nativa' da Tijuca, para plantar café.

 Em outros morros do Rio de Janeiro, aconteceram coisas mais lamentáveis, ainda, já no final do século XIX, quando se substituiu árvores da Mata Atlântica por barracos, em locais impróprios para moradias, e, apropriados, isso sim, para captar e acumular água. Com seu espaço furtado, a mata nativa desapareceu, dando lugar às favelas que até hoje estão por lá. Com o desaparecimento das florestas, não podia haver outra consequência: falta d'água. Assim sendo, até, os dias de hoje, 'Nova Iguaçu', dessedenta os cariocas.  
 De último o governo inconsequente, anuncia que vai vender a CEDAE, para tirar o ESTADO da ruína que eles, mesmos, o colocaram, incluindo-se, um certo Ex-Governador 'bandido', que tem passado seus dias lá pelas bandas de Bangu. O 'biltre', traiu a confiança do povo ao assaltar o Estado. Seu nome, Sérgio Cabral. 
 O que não se compreende é que, se a água é de Nova Iguaçu, como pretendem vender a empresa. Já falei aqui, que na gestão do governo anterior, a Câmara Municipal de Nova Iguaçu, criou uma CPI sob as ordens do excelente vereador Denílson Ambrósio, que apurou que desde os anos 90, a empresa CEDAE, não pode mais cobrar a água dos iguaçuanos, posto que, não renovou tal direito!  
 Diante desse quadro urge que o novo Prefeito de Nova Iguaçu - Rogério Lisboa - e os iguaçuanos de verdade se empenhem no sentido de  lutar para ''MUNICIPALIZAR'' nossa água. Nova Iguaçu, sim, pela lógica, deveria explorar á água de seus mananciais. O que não pode é diante de uma atitude absurda dos atuais representantes do Estado, o governo do Município, lídimo representante da Cidade, ir pra 'debaixo da cama', enquanto os inconsequentes se apropriam de uma dádiva Divina de nosso Município, para cobrir rombos,  conforme se noticia, feito por seus pares!

Nenhum comentário: