Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

COMISSÃO DE SAÚDE QUER REABERTURA DO SETOR DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL DOS SERVIDORES

Deputados durante vistoria no Hospital dos Servidores. Dr. Deodalto(E)
 Por: Vanessa Schumacker/Foto Octacílio Barbosa
COMISSÃO DE SAÚDE QUER REABERTURA DO SETOR DE HEMOTERAPIA DO HOSPITAL DOS SERVIDORES
  A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai oficiar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o setor de Hemoterapia do Hospital Geral dos Servidores do Estado, o Hemo Núcleo, seja liberado ao público. Durante vistoria da comissão, nesta quinta-feira (01/06), deputados encontraram o espaço onde funcionava o departamento desativado por conta de graves problemas estruturais. Um novo local já está pronto para o funcionamento do setor, mas a Anvisa ainda não autorizou o seu uso.
  Segundo o presidente do grupo, deputado Fábio Silva (PMDB), o setor, que está fechado desde junho de 2015, precisa ser reaberto. "Queremos conhecer os motivos que levaram a esse embargo da Anvisa, para ver de que forma a comissão pode agir para reabrir a unidade", disse o parlamentar. O deputado Dr. Deodalto (DEM), afirmou que também é preciso acionar a Secretaria de Estado de Saúde para que cinco salas de cirurgia que estão fechadas, também possam voltar a funcionar.
  "Esses problemas estruturais aqui são graves e comprometem o bom funcionamento da unidade. Com esses centros cirúrgicos fechados, são cerca de 400 cirurgias a menos realizadas por mês. Vamos cobrar do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, para que faça uma parceria com o Governo Federal e, assim, diminuam essas filas para a realização de cirurgias eletivas", disse. 
  O deputado Milton Rangel (DEM) avaliou que a unidade hospitalar apresenta contrastes. "Tem áreas reformadas e em ótimo estado de conservação para o atendimento da população, e outras sem condições de funcionamento". O parlamentar disse também que a questão de pessoal do hospital precisa ser revista pelo Ministério da Saúde, já que muito contratos temporários estão em via de terminar.
  A diretora em exercício do hospital, Ildenê Guimarães Loula, disse que a unidade passa por dificuldades de recursos humanos em alguns setores e que há empenho em recuperar o setor de hemoterapia "Se tivéssemos uma equipe maior, poderíamos aumentar o número de cirurgias realizadas", explicou. Apesar da falta de pessoal, cresceu a quantidade de cirurgias, consultas e internações realizadas pelo hospital, comparadas ao mesmo período do ano passado. De janeiro a abril deste ano foram feitas 3.632 cirurgias, um aumento de 5% em relação ao ano de 2016.
  Fábio Silva pediu que o hospital crie uma central para avisar aos pacientes caso as cirurgias agendadas sejam canceladas. "Consideramos a observação do deputado e vamos criar mecanismos para que sejam minimizadas essas situações pontuais que acontecem. Nossa ouvidoria está atenta e temos uma estrutura de acolhimento", disse Ildenê.

 Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião
A deputada Enfermeira Rejane (PCdoB) pediu a transferência dos pacientes que se encontram no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião, que hoje ocupa o subsolo do Hospital dos Servidores. "Vimos problemas crônicos onde funciona o São Sebastião. Pacientes, por exemplo, pacientes com doenças infectocontagiosas que deveriam estar separados dos outros, uns aos lados dos outros. Isso não pode continuar assim", disse a parlamentar. A deputada ressaltou ainda que os funcionários do Instituto estão indo trabalhar, apesar de estarem sem salários há três meses. A deputada Ana Paula Rechuan (PMDB) também participou da vistoria.


Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: