Páginas

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Missa das dez no Dia de Santo Antônio, não contou com a presença do Prefeito Rogério Lisboa


Por: Wandemberg
Missa das dez no Dia de Santo Antônio, não contou com a presença do Prefeito Rogério Lisboa
 Como ocorre todos os anos no dia de Santo Antônio, a Matriz de Santo Antonio de Jacutinga, em Nova Iguaçu, abre seu portal para a já tradicional 'Missa das Dez', também conhecida como 'Missa dos Políticos', pelo fato de vereadores, funcionários da prefeitura e eleitores aficionados pela gestão em vigor, comparecerem em grande número. Mas desta vez a cerimônia que foi ministrada pelo Bispo de Niterói, D. José Francisco, ficou um tanto bucólica. Do Governo, registrei, somente, a presença do Vice-Prefeito Carlos Ferreira, que além de se fazer presente, leu um texto bíblico do púlpito do altar, nem o pessoal da Câmara de Vereadores compareceu. Já na Festa de São Jorge, em abril, na Igreja que leva o nome do Santo, Rogério Lisboa, houvera faltado. 
 A ausência do prefeito Rogério Lisboa, segundo especulação de última hora, se deve ao fato de que Sua Excelência, de uns tempos pra cá ter 'virado' evangélico e ter passado a frequentar uma outra 'Denominação' religiosa, que não o catolicismo. Parece que está virando moda os Prefeitos Evangélicos, faltaremos aos encontros oficiais das Cidades que governam, quando se trata de festas e cerimônias 'pagãs' ou de religião diferente da deles. O próprio prefeito do Município do Rio de Janeiro - Crivela - que se não me engano é Bispo da Universal, faltou à Cerimônia de abertura do Carnaval e parece que se abstém de frequentar os cerimoniais católicos. Não seria o caso de, na época de eleição, os políticos religiosos pedirem para que carnavalescos e membros de outras religiões não votem neles? Tipo assim: “Não aceito voto de pessoas de religião diferente da que professo; de carnavalescos... e, etc!”.  

Santo Antonio
 Primeiramente foi frade agostiniano, tendo ingressado como noviço (1210) no Convento de São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, em Coimbra, onde fez seus estudos de Direito. Tornou-se franciscano em 1220 e viajou muito, vivendo inicialmente em Portugal, depois na Itália e na França. No ano de 1221 passou a fazer parte do Capítulo Geral da Ordem de Assis, a convite do próprio Francisco, o fundador, que o convidou também a pregar contra os Albigenses em França. Foi transferido depois para Bolonha e em seguida para Pádua, onde morreu aos 36 (ou 40 anos).
 Sua fama da santidade o levou a ser canonizado pela Igreja Católica pouco depois de falecer, distinguindo-se como teólogo, místico, asceta e sobretudo como notável orador e grande taumaturgo. Santo Antonio de Lisboa é também tido como um dos intelectuais mais notáveis de Portugal do período pré- universitário. Tinha grande cultura, as referencia ilustrativas que apresentava em seus sermões indicavam que ele estava familiarizado com as obras de Plínio, Cícero, Sêneca, Boécio, Galeno e Aristóteles, entre outros autores clássicos, sendo versado em diversos aspectos das ciências profanas. Seu grande saber o tornou uma das mais respeitadas figuras da Igreja Católica de seu tempo. Foi o primeiro Doutor da Igreja franciscana, e seu conselho era buscado pelo próprio São Francisco. São Boaventura disse que ele possuía a ciência dos Anjos.

***********************************************************************************
Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: