Páginas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Abrigo de idosos tem administração reestruturada em Nova Iguaçu

Por: Rafael Marinho
Abrigo de idosos tem administração reestruturada em Nova Iguaçu
 A diretoria do Abrigo de Idosos Luz de Escol, localizado no Bairro da Luz em Nova Iguaçu, entidade beneficente sem fins lucrativos, inspirada na caridade e no amor ao próximo, com mais de 20 anos de atividade, realizou na manhã deste sábado (03), uma reunião com a participação dos novos membros da administração da instituição. 
  O empresário contábil e delegado do CRCRJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro) em Nova Iguaçu, Jorge Miguel de Moura, assumiu o cargo de gestor financeiro; a sua esposa a contadora Vânia Andrade, como assistente financeira e a enfermeira Zenilda Schmidt, como a nova administradora da unidade.
  Também participaram do encontro o presidente da instituição, Franklin Pacheco; o vice-presidente, Marcelo Lopes; José Martins diretor do conselho fiscal; Telma Simões, diretora social; Anderson Silva; Luiz Carlos Basoni, diretor financeiro, além dos diretores colaboradores        Paulo Marins, Abel de Oliveira, Adilson Jorge e do arquiteto Ronald Goulart, que apresentou um projeto para mudanças nas instalações que trarão diversas melhorias.
  A reunião também contou com a ilustre presença do renomado empresário contábil e administrador com reconhecimento de âmbito nacional, o contador Manuel Domingues e Pinho, presidente da Domingos e Pinho Contadores e Conselheiro do CRCRJ, que possui vasta vivência, experiência e participação na administração em instituições beneficentes e será um dos colaboradores voluntários da diretoria da instituição, que passará por uma ampla reestruturação em diversas áreas, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos assistidos.                                                               
  Criada em 1991, a tarefa assistencial da instituição estava voltada para a assistência espiritual e material da denominada "população de rua", oferecendo alimentos, remédios e agasalhos para os pobres nas ruas, além da realização de curativos, cortes de cabelo e barba, etc.  
   Devido a grande quantidade de pessoas em situação de extrema penúria, os envolvidos no projeto sentiram a necessidade de expandir o trabalho, daí a construção do Abrigo, que, a princípio foi, chamado de "Casa de Repouso Irmã Scheilla", em homenagem à Mentora espiritual da atividade de assistência da Casa; em seguida, em reconhecimento à dedicação do falecido companheiro Jorge Eduardo Matilha de Oliveira, um de seus fundadores, foi denominado "Abrigo Jorge Mantilha". Por fim, por consenso da diretoria, houve o entendimento de que era mais adequado que o Abrigo tivesse o mesmo nome da Instituição mantenedora, razão por que, hoje, tem o nome de "Abrigo Luz de Escol".
   Em 1996, o abrigo passou a acolher, já como internos, portadores de doenças crônicas, deficientes físicos e dependentes químicos. No início eram poucos leitos, porém o número foi aumentando a cada ano, hoje possuindo 52 lugares, já preenchidos por idosos de ambos os sexos.
  O acolhimento no abrigo é oferecido em regime de moradia permanente, enfermos (com doenças crônicas), deficientes físicos e dependentes químicos, todos em situação vulnerabilidade social, recebem cuidados diários (24 horas por dia) com cinco refeições, higienização, cuidados médicos odontológicos, fisioterápicos, psicológicos, de enfermagem, de cuidadores e de assistência social. Todos necessitam de medicamentos de uso continuado, e a grande maioria utiliza fraldas geriátricas descartáveis. 
  Todas as atividades oferecidas são sistematicamente monitoradas pelo Ministério Público, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e demais órgãos competentes.
    A entidade não recebe nenhum tipo de recurso do poder público e é mantida através de doações recebidas.
   O Abrigo de Idosos Luz de Escol está situado na Rua Antônio Vieira, nº 472, Bairro da Luz, Nova Iguaçu/RJ. Mais informações pelos telefones: (21) 2797-3655 / (21) 2660-3751 ou ainda pelo facebook.com/abrigo.luzdeescol

Tecnologia de Ponta
Para ler o 1º jornal On Line da Baixada Fluminense, siga a faixa laranja à direita, até o topo, e, clique na capa miniatura. Aguarde uns segundos, e, após abri-la, para aumentar a dimensão, use o 'mause' numa bolinha sobre linha horizontal, fazendo com que corra para a direita . Depois é só correr o mause nos quadrantes das páginas. Para mudar de página clique nas setas ao lado das páginas.

Nenhum comentário: