Páginas

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Baixada Fluminense: Mostra SENAI expõe mais de 40 projetos integradores que unem estudantes e indústria



Por: Joana Mineiro
Baixada Fluminense: Mostra SENAI expõe mais de 40 projetos integradores que unem estudantes e indústria
 Unidades do SENAI Nova Iguaçu e Duque de Caxias receberam, durante três dias consecutivos, empresários, estudantes e comunidade em exposições, palestras e oficinas que destacaram a importância da formação e da qualificação de profissionais para a indústria
 Computador dentro de aquário para refrigeração, farol inteligente interligado ao GPS do automóvel, robôs multifuncionais e torneiras para redução do consumo de água. Ao todo, 41 projetos integradores foram expostos na Mostra SENAI das unidades de Nova Iguaçu e Duque de Caxias durante três consecutivos desta semana. Empresários, estudantes e comunidade em geral puderam participar gratuitamente de exposições, palestras e oficinas voltadas para o universo da indústria. As atividades destacaram a importância da formação e qualificação de profissionais diferenciados para garantir espaço no mercado de trabalho.
  A coordenadora operacional de Educação Profissional do SENAI Nova Iguaçu, Denize Martins, explicou que os projetos integradores são realizados pelos alunos do ensino técnico e aprendizagem, com a intenção de contextualizar as competências desenvolvidas durante o curso. “A partir de uma situação problema, os estudantes buscaram soluções, com conhecimento, habilidade e atitude. Um ponto forte do projeto integrador é a oportunidade de fortalecer o envolvimento da prática do aluno em situações desafiadoras na realidade ou dificuldade do setor industrial”, destacou Denize.
 A criatividade dos estudantes do SENAI na solução de problemas pode ser observada durante a Mostra. Através dos projetos integradores, os alunos projetaram e desenvolveram equipamentos capazes de ampliar a capacidade de produção, dar mais segurança ao trabalhador ou até mesmo reaproveitar sobras de material para a criação de um novo produto. As exposições contaram com protótipos e maquetes das soluções propostas pelos jovens.
 “A proposta da Mostra SENAI é fantástica e nos dá a oportunidade de conhecer soluções para benefício da indústria. A Condor está sempre buscando estudantes qualificados, que tenham ideias inovadoras e estejam dispostos a somar”, disse Wendell Nascimento, analista de RH da empresa de tecnologias não-letais Condor, localizada em Nova Iguaçu.
 Junto a mais três alunos de Automação Industrial do SENAI Duque de Caxias, Rafael Gripp, 17 anos, desenvolveu o “Farol Inteligente”, sistema interligado ao GPS do carro que ao transitar por rodovias federais aciona os faróis do veículo, evitando multas e acidentes. “Pensamos em um projeto que proporciona segurança automotiva aos condutores. Levamos três meses para pesquisar, desenhar e montar o sistema, e ainda queremos aumentar a funcionalidade dele”, prometeu Rafael junto aos colegas de turma.
 Com grande apelo ambiental, 18 alunos do curso de Técnica de Mecânica do SENAI Duque de Caxias desenvolveram uma pecinha de alumínio (regulador de vazão), adaptável em qualquer modelo de torneira, com acionamento hidromecânico para “Redução de Gasto de Água”. “No SENAI Caxias, o regulador de vazão já foi instalado em todas as torneiras de pressão e é capaz de reduzir de 9 para 3 segundos de água aberta, o que gera uma economia de 1,2 litros por torneira pressionada uma única vez”, explicou Jorbene Gomes, 19.
 Um aquário cheio de peixinhos e um computador. O “ÁquaPC”, sistema de arrefecimento de placas de hardware utilizando óleo mineral dentro de um aquário, foi desenvolvido por 15 alunos do curso de Operador de Suporte Técnico e Tecnologia da Informação do SENAI Nova Iguaçu. “Diminuindo a temperatura do processador, refrigerado pelo óleo mineral, todo o sistema operacional se torna mais eficiente e funciona melhor”, disse o estudante Lenildo Lucas, 17.
 Depois de anos trabalhando como contador, o aluno de Automação Industrial do SENAI Duque de Caxias Leandro Viana, 26, consagrou a nova carreira com o projeto “Robô Explore”, desenvolvido com mais quatro estudantes. “O robô, com funções multifuncionais, tem capacidade para acessar áreas difíceis e de risco. Ideal para desarmar bombas e manuseado através de aplicativo no celular, o Robô Explore é indicado para uso das Forças Armadas. Com a realização deste projeto, me sinto capaz e preparado para encarar o mercado de trabalho, além de pronto para contribuir com soluções inteligentes para a indústria”, garantiu Leandro Vianna, já estagiando na área na empresa Infoglobo.
 Alguns dos outros projetos expostos que chamaram a atenção do público foram “Bebedouro de Coluna”, produção de água gelada a cinco graus em grande escala, além de reaproveitamento da quantidade desperdiçada; e “Robô Gamcap”, com funções multifuncionais e finalidade didática para atender residências e escritórios.
 A Mostra SENAI de Projetos Integradores apresentou ainda palestras com temas como “Modernização dos Processos Industriais e Mercado de Trabalho”, “Empregabilidade” e “Interações Humanas nas Relações Interpessoais Empresariais”. E os participantes tiveram a oportunidade de experimentar o SENAI fazendo oficinas nos laboratórios especializados ou vendo na prática os resultados dos cursos, através de projetos que atendem diretamente às necessidades reais da indústria. A Mostra SENAI de Projetos Integradores ocorreu simultaneamente em todas as unidades do SENAI no estado do Rio.

Nenhum comentário: