Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sistema FIRJAN repudia prorrogação das restrições logísticas pela Prefeitura do Rio

imprensa@firjan.org.br 
www.firjan.org.br 
Sistema FIRJAN repudia prorrogação das restrições logísticas pela Prefeitura do Rio
 O Sistema FIRJAN vem a público manifestar seu repúdio contra a decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro de tornar permanentes as medidas de restrição à circulação de veículos de carga na cidade, que haviam sido adotadas para os períodos de realização dos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. E com o agravante de incluir um tipo de veículo que antes ficara de fora das proibições. 
 A decisão irá afetar gravemente diversos setores da economia, especialmente os de alimentos, bebidas e construção civil, que já são impactados por aumento de custos de distribuição desde que as restrições entraram em vigor, em 18 de julho. 
 Nos 321 km² de área onde as restrições logísticas foram aplicadas se encontram mais de 100 mil empresas de diversos setores, representando 80% da atividade econômica da cidade. Além de aumentar os custos e, consequentemente, afetar a competitividade dessas empresas, a prorrogação também atinge duramente atividades que empregam 2 milhões de trabalhadores.
 Também é inaceitável que a Prefeitura tome tal medida sem qualquer consulta aos setores afetados. O modelo adotado para os Jogos foi definido após oito meses de negociações e envolveu, além da Prefeitura e a Empresa Olímpica Municipal, representantes de entidades de classe empresariais, devido justamente ao grave impacto sobre a atividade econômica.
 Em defesa dos interesses da indústria fluminense, o Sistema FIRJAN irá adotar as iniciativas cabíveis para que as restrições logísticas, antes previstas para ocorrerem até 18 de setembro, não se tornem permanentes.

Nenhum comentário: