Páginas

domingo, 18 de setembro de 2016

Representantes da República Tcheca visitam Vila Olimpica de Nova Iguaçu


Por: Adriano Santos
Representantes da República Tcheca visitam Vila Olimpica de Nova Iguaçu
 Na última quarta-feria(dia 14/09), a historia de Emil Ztopekc, um dos maiores nomes do atletismo mundial foi contada na Vila Olímpica de Nova Iguaçu, num evento promovido pelo Consulado da Republica Tcheca e que contou com a participação dos atletas da equipe de atletismo de Nova Iguaçu.
 Esse projeto é idealizado pelo Sr. Viktor Dolista, que trabalha no Consulado  Tcheco e tem como objetivo divulgar para o mundo todo quem foi Emil Zatopeck, que foi primeiro corredor a conquistar dentro da mesma olimpíada três medalhas de ouro nos 5.000 e 10.000 metros rasos e também na maratona olímpica, e que logo após essa façanha nas Olimpíadas de Helsinque em 1952, o Tcheco ganhou o apelido de 'locomotiva humana'.  
 "E muito importante que os jovens atletas conheçam um pouquinho da historia do esporte olímpico, tanto se falou das recentes conquistas do Bolt nas Olimpíadas do Rio, mas é importante sabermos que na década de 50 tínhamos um fenômeno das pistas chamado Emil Zatopeck e que ajudou a construir a história do atletsimo", disse Adriano Santos, Secretario de Esporte e Lazer de Nova Iguaçu
 Além de uma palestra ministrada pelo tcheco Viktor Dolista, ao final da atividades foram distribuídos livros e brindes para todos os participantes.
 Para o atleta, Luis Claudio da Silva, de 14 anos, "Foi uma oportunidade única, conhecer a trajetória desse atleta que  conseguiu três medalhas numa mesma olimpíada, "Ganhar uma medalha olímpica já e difícil, esse atleta tcheco ganhou três medalhas de ouro, muito linda e vencedora a  historia dele", disse o jovem atleta.

Nenhum comentário: