Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Hospital da Posse ganha setor exclusivo para internação e alta médica

Por: Fernanda Rodrigues

 Hospital da Posse ganha setor exclusivo para internação e alta médica
 Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares Descentralizado (SIHD2), do Ministério da Saúde, em 2015, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) foi a unidade hospitalar, entre as dez maiores do estado, que mais internou pacientes. Foram cerca de 19 mil internações no período, 70,3% delas de moradores de Nova Iguaçu e 29,7% vindos de outras cidades da Baixada Fluminense. Para dar mais conforto aos pacientes, familiares e acompanhantes foi inaugurada nesta quinta-feira (29), a nova Central de Internação e Alta da unidade, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através do HGNI, em parceria com o governo do Estado.
 O solenidade de abertura do novo setor contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Júnior - que foi secretário da Pasta em Nova Iguaçu até 2015 - e responsável pela implementação do programa Nova Saúde Iguaçu -, do secretário municipal de Saúde, Emerson Trindade, do diretor geral da unidade, Joé Sestello, e demais autoridades. 
 “Com a nova ala haverá uma otimização dos processos de internação para cirurgias eletivas e altas hospitalares para Baixada Fluminense, agilizando o atendimento para que os leitos não fiquem ocupados por muito tempo. Vamos sempre apoiar os municípios com ações como esta, que beneficiam a população como um todo, oferecendo qualidade assistencial e dando dignidade no atendimento mesmo após a alta hospitalar”, destaca o secretário estadual. 
 O setor, que começa a funcionar efetivamente na próxima segunda-feira (3), é destinado a acolher pacientes de alta e que aguardam algum familiar para irem para casa. Com isso, segundo o diretor do hospital, Dr. Joé Sestello, haverá a liberação de leitos de forma mais rápida.
 “O hospital tem um fluxo muito grande de pacientes. Somos a maior emergência da Baixada Fluminense. Antes, o paciente tinha a alta e aguarda no leito para ir embora, impossibilitando a liberação do mesmo para outros pacientes. Agora, este processo será mais rápido”, garante Joé.
 Além dos pacientes de alta hospitalar, a Central receberá os acompanhantes e visitantes dos pacientes internados nas enfermarias adulto e pediátrica e também os visitantes das unidades de tratamento intensivo e sala vermelha. A internação para realização de cirurgias eletivas (programadas) também será feita no local.
 “Este sistema vem reforçar todo trabalho de melhorias já realizados na rede de saúde iguaçuana. Mesmo em um momento de extrema dificuldade financeira que o país enfrenta, Nova Iguaçu mais uma vez sai na frente, buscando a humanização e assistência não somente ao paciente, como também ao seu familiar”, ressalta Emerson Trindade, secretário municipal de Saúde.
 A Central de Internação e Alta está localizada no prédio E, entre a entrada da emergência e enfermaria pediátrica do hospital. O horário de funcionamento da Central de Internação e Alta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Nenhum comentário: