Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

. Idosos de Nova Iguaçu comemoram seu dia com dança


Por: ASCOM/Fotos: Thiago Loureiro
Idosos de Nova Iguaçu comemoram seu dia com dança
 O clima dos anos 60 tomou conta do Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI), nesta quarta-feira (28). Cerca de 600 idosos participaram de um grande baile com músicas da época em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que será celebrado no próximo sábado, dia 1º. O evento contou com a presença da secretária Municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma, da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Patrícia Xavier, entre outros.
 “Participo das atividades desenvolvidas pelo Esmuti desde a época da chamada ‘Casa Amarela’, na Travessa Ernestina. O trabalho deles sempre foi maravilhoso. Precisei me afastar por um tempo e agora estou de volta. Não posso mais ficar longe. Estou amando a festa, a decoração ficou linda e as músicas são ótimas. Estou me divertindo muito”, disse Odenila Santos e Silva, de 71 anos.
 Muito emocionada, Cristina Quaresma falou sobre o carinho que tem pelo Esmuti e o trabalho ali desenvolvido há 17 anos. Ela destacou ainda outros serviços realizados pela Assistência Social.“Participamos de cada detalhe para a construção desse espaço com o objetivo de oferecer o maior conforto a todos os idosos. O nosso prefeito tem um carinho especial com a terceira idade. Vamos continuar investindo para oferecer o melhor para todos. Recentemente inauguramos um espaço para a terceira idade no km32. Na próxima sexta-feira (30), estaremos entregando 600 casas em Marapicu”, ressaltou.
 Esbanjando alegria e vestido com trajes da época, o aposentado José Medeiros, 74, morador de Comendador Soares, diz que não só a dança, mas todas as atividades que o Esmuti oferece servem como incentivos para todas as pessoas da terceira idade. “Frequento o espaço há 4 anos e me sinto muito mais feliz aqui. Este lugar é a minha segunda casa”, contou.
 “Neste dia, o direito do idoso é colocado acima de tudo. Há tempos atrás eles ficavam esquecidos à margem da sociedade. Hoje, já estão incluídos no contexto social. O Esmuti é a casa do idoso, aqui oferecemos qualidade de vida. Eles participam de atividades físicas, culturais, artesanais e teatrais. Construímos este local para que eles sejam sempre figuras importantes dentro do nosso município”, disse a coordenadora do Esmuti, Olindina Lopes.

Atividades gratuitas
 No Esmuti são oferecidas atividades como fisioterapia, hidroterapia, dança de salão, alongamento, yoga, coral, teatro, aula de violão, ginástica recreativa, artesanato, crochê, pintura em tecido, alfabetização, inglês, informática, além de atendimento psicossocial e de enfermagem.
 Interessados em frequentar o local devem comparecer de segunda a sexta, na Rua Luiz de Matos, nº 736, Bairro da Luz, das 8h às 17h. É preciso levar identidade, CPF, comprovante de residência e atestado médico. 

Nenhum comentário: