Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Nova Iguaçu comemora Dia da Árvore no parque natural




Por: Ascom/Fotos: Thiago Loureiro
 Nova Iguaçu comemora Dia da Árvore no parque natural
No Dia da Árvore (21), a Prefeitura de Nova Iguaçu tem muito que comemorar. Desde 2013 já foram plantadas 45 mil mudas de árvores através do projeto Nova Iguaçu Mais Verde. Para celebrar a data, a secretaria de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Semuham) montou uma programação especial no parque natural. A ação reuniu idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti) e alunos da rede pública de ensino para uma manhã educativa divertida e muito especial.
 Durante a visita, eles realizaram o plantio  de espécies frutíferas da Mata Atlântica, visitaram uma exposição de animais encontrados na floresta tropical em conserva e empalhados e participaram ainda da inauguração de 53 placas indicativas e informativas (em inglês e português).
 A estudante Ashley Junqueira, de 14 anos, ficou muito feliz e emocionada ao plantar uma árvore. Ela, que não sabia da existência do parque, disse que vai pedir a mãe para levá-la ao local novamente com os irmãos. Para Conceição Costa, o passeio nesta manhã foi algo imperdível. “Achei a pedreira muito bonita. Tenho 82 anos e moro em Nova Iguaçu desde os seis. Hoje plantei minha primeira árvore. Estou muito feliz pela oportunidade de visitar o parque”, disse, emocionada.
 Para o secretário da Semuham, Giovanni Guidone, o grande objetivo da atividade é promover a educação ambiental. “Estamos dando a oportunidade aos jovens e idosos da nossa cidade de vivenciar o que ensinamos e para que eles possam passar essas informações adiante. Muitos não conheciam o parque, que é uma joia rara dentro do nosso município e que, com o apoio do prefeito Nelson Bornier, está bem mantido e preservado. É fundamental que todos aprendam como cuidar da natureza”, disse.
 O parque, monitorado pela guarda ambiental, fica aberto de terça a domingo, das 8h às 16h, com entrada gratuita. 
 As placas do parque terão objetivo de informar, orientar e conscientizar seus os visitantes. A sinalização apresenta mensagens educativas sobre a importância da preservação da sua fauna e do uso consciente dos recursos naturais. Elas foram instaladas em pontos de interesse do Parque, tais como: os Poços, o Casarão Dona Eugênia, as Ruínas Clube Dom Felipe e a sede Administrativa. Com relação à fauna, as placas representam os animais mais encontrados, como a capivara, a preguiça comum, o tamanduá mirim, o quati, entre outros.
  Dando continuação as comemorações, nesta quinta (22) e sexta (23) a equipe de educação ambiental realizará ainda o plantio com alunos da rede municipal na Puc, em Tinguá e na Central de Tratamento de Resíduos, em Adrianópolis, respectivamente. 

Nenhum comentário: