Páginas

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Equipe de Atenção à Saúde do Idoso de Nova Iguaçu faz palestra sobre prevenção de quedas

Por:Raphael Bettencourt
Equipe de Atenção à Saúde do Idoso de Nova Iguaçu faz palestra sobre prevenção de quedas
Idosos recebem dicas de como fortalecer ossos e músculos e evitar acidentes domésticos
Cerca de cem idosos participaram nesta quarta-feira (11/06) de um encontro na Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Iguaçu,no Centro, promovido pela equipe de Atenção à Saúde do Idoso, da Policlínica Dom Walmor, também no Centro. Com o tema "Prevenção de quedas em idosos", os geriatras Silvio Macedo e Sônia Araújo alertaram os participantes do evento para os perigos das quedas, as consequências e como evitá-las.

Muitas das quedas de pessoas idosas estão relacionadas à osteoporose, doença que enfraquece os ossos e que pode gerar fraturas, mas quem não sofre deste mal também tem que ter cuidado. É o que afirma a doutora Sônia Araújo. Segundo ela, mudanças simples na rotina do idoso, como manter uma boa alimentação, tomar banho de sol e praticar atividades físicas ajudam no fortalecimento dos ossos.

"O banho de sol deve acontecer pelo menos três vezes por semana, sempre antes das 9h e após às 16h, e o idoso deve usar roupas leves e que permitam o contato da pele com a luz solar. O cardápio deve conter alimentos ricos em cálcio para o fortalecimento dos ossos. Também é importante fortalecer a musculatura para que o corpo tenha mais resistência caso haja uma queda", explica a geriatra.

Durante a palestra, doutor Silvio Macedo apresentou dados preocupantes. De acordo com  o DATASUS, foram registradas quase 31 mil internações de idosos por fraturas em todo o país no ano de 2009. Cerca de R$ 81 milhões foram gastos com no atendimento de 20.778 mulheres e 10.020 homens. As quedas já são a sexta causa de óbitos em idosos, sendo que  70% das mortes acidentais em pessoas acima dos 75 anos têm alguma relação com quedas.

"Os idosos não devem guardar objetivos de uso cotidiano em locais altos, de difícil acesso. Estes devem estar no máximo na altura dos olhos. Também é preciso ter cuidado com tacos soltos, fios pelo chão e tudo que possa gerar um tropeço. No banheiro é importante barra de segurança dentro do box e ao lado do vaso sanitário. As escadas devem ter degraus largos, corrimão dos dois lados e boa iluminação. O quarto deve ter um abajur ao lado da cama para que o idoso possa acender a luz antes de se levantar e não andar no escuro",  aconselhou o geriatra Silvio Macedo.

Atualmente a Policlínica Dom Walmor conta com uma equipe multiprofissional de atendimento à terceira idade composta por cinco geriatras, um clínico-geral, duas psicólogas, um agente de saúde, dois nutricionistas, dois fisioterapeutas e três assistentes sociais. O secretário de Saúde Luiz Antonio Teixeira Junior já anunciou que irá ampliar o serviço. 

"Desde que assumiu o governo o prefeito Nelson Bornier vem priorizando a melhora da saúde do município. Inauguramos a nova emergência e a nova pediatria do Hospital da Posse, a Clínica da Família da Cerâmica, reabrimos a Maternidade Mariana Bulhões, estamos reformando postos de saúde.  Mas o prefeito deixou claro que a atenção aos idosos deve ser ainda maior. Os enfermeiros dos Postos de Saúde da Família (PSFs) estão sendo treinados para o atendimento específico aos idosos. Desta forma iremos levar o serviço de geriatria a todos os postos de saúde, reduzindo o deslocamento desta parcela da população que busca atendimento no Centro",  garantiu o secretário.

Nenhum comentário: