Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

SBAF DISCUTE COM PREFEITO DE BELFORD ROXO GESTÃO DO HOSPITAL DO JOCA

Claudia Souza
SBAF DISCUTE COM PREFEITO DE BELFORD ROXCOGESTÃO DO HOSPITAL DO JOCA
O prefeito de Belford Roxo, Dennis Dauttmam, e as equipes do município e do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense se reuniram na quinta-feira (05), em Belford Roxo, para discutir a elaboração de um projeto de gestão associada do Hospital Municipal Jorge Júlio Costa Santos (Hospital do Joca), principal porta de entrada do sistema de saúde do município. O prefeito quer que o consórcio seja parceiro na reestruturação da unidade, com o objetivo de qualificar o atendimento aos pacientes e melhorar as condições de trabalho.

O prefeito Dennis Dauttmam abriu a reunião falando do enorme desafio em administrar o hospital, que possui 38 leitos e atende diariamente cerca de 600 pacientes. “O município tem esse grande desafio que é gerenciar o Hospital do Joca. A unidade tem enorme demanda de pacientes, tem estrutura física inadequada ao atendimento do paciente, sem falar nos problemas de recursos humanos”, destacou.

A secretária executiva do Cisbaf, Rosangela Bello, falou um pouco sobre o papel do consórcio na região e da parceria de gestão associada que vem desempenhando com os municípios de Japeri e Queimados. Destacou a grande tarefa que os prefeitos e secretários de Saúde da Baixada possuem para construir uma rede de saúde regional com apenas três hospitais de emergência e enorme déficit de leitos (cerca de oito mil). “Considerando a população e a demanda, seria necessário construir, no mínimo, mais cinco hospitais de grande porte na Baixada. Entretanto, mais importante que construir, é custear mensalmente estas unidades. Para isso precisamos da parceria dos governos do estado e federal”, destaca.

 Algumas metas de trabalho mais urgentes foram definidas pelas equipes, com ações que qualifiquem a gestão, como o recadastramento dos recursos humanos; o uso de uniformes e crachás pelos funcionários; a informatização da unidade e implantação da regulação; a adequação do espaço físico; o treinamento e implantação da classificação de risco de forma humanizada e qualificada na porta de entrada; a implementação do pagamento dos profissionais de saúde por metas de desempenho; o cadastramento dos procedimentos realizados na unidade no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), dentre outras ações. Segundo Bello, “é fundamental olhar o Hospital do Joca como um equipamento integrado à rede de saúde do município e da Baixada”.

 Após a reunião, o prefeito e as equipes seguiram para uma visita técnica ao hospital. O Cisbaf pretende apresentar até o final do mês um projeto para aprovação do prefeito. No planejamento estão sendo definidas ações de curto, médio e longo prazos.

O prefeito estava acompanhado pelo secretário de Fazenda, pelo secretário de Desenvolvimento Municipal, pelo Procurador Geral, pelo subsecretário de Gestão, pelo subsecretário de Controle e Avaliação da SMS, e pelo secretário municipal de Programas Especiais. O Cisbaf contou com a presença da secretária executiva, do diretor de Assistência e Planejamento, da gerente de Projetos, do coordenador de Enfermagem e da assessora Jurídica.



Nenhum comentário: