Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Nova Iguaçu: dentistas são capacitados para atender pacientes especiais

Por:RaphaelBittencourt Foto:Everton Barsan
Nova Iguaçu: dentistas são capacitados para atender pacientes especiais
Curso oferecido pelo Governo do Estado está sendo realizado no Centro de Especialidades Odontológicas

Começou nesta segunda-feira (02/06) a parte prática do curso de Capacitação, Atenção e Cuidado da Pessoa com Deficiência oferecido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pernambuco aos profissionais da Saúde Bucal. Nova Iguaçu é um dos pólos do curso que está sendo realizado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Centro. Dentistas e auxiliares de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Japeri, São João de Meriti, Nilópolis e Belford Roxo participam da capacitação que tem duração de 32 horas e se encerra na quinta-feira (04/06).

O curso de Capacitação, Atenção e Cuidado da Pessoa com Deficiência é dividido em duas partes. A teórica, feita à distância, e a prática. Esta é a segunda turma a passar pela segunda etapa.  "A saúde bucal é uma das prioridades do prefeito Nelson Bornier, por isso, além de reativar o serviço no CEO, fizemos uma reforma na unidade, que inclui pintura e climatização de todas as salas. Estamos investindo em nossa estrutura física e também na capacitação de profissionais para que a população tenha o que há de melhor. Recentemente inauguramos a primeira Clínica da Família na Cerâmica, que conta com três novas cadeiras odontológicas. Até o fim do ano, com a inauguração de mais 18 Clínicas da Família, a expectativa é de que tenhamos mais 30 cadeiras funcionando na cidade”, disse o secretário municipal de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.

Esta parceria com o Governo do Estado é muito importante para as cidades da Baixada Fluminense, especialmente para Nova Iguaçu por ser o pólo das aulas práticas. O prefeito Nelson Bornier tem uma preocupação muito grande com a qualidade de atendimento oferecida pelas equipes de saúde, especialmente quando se trata de pacientes com deficiência que precisam de atendimento especial. Nosso objetivo é capacitar cada vez mais profissionais da rede", afirma o secretário Municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Tutoras do curso, as doutoras Pinkie Seabra Marra e Juliana Soria de Araújo acompanharam de perto o atendimento dos alunos aos pacientes. A maior parte deles já trabalha atendendo pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, mas o curso dará o conhecimento necessário para o atendimento especializado. É o caso da dupla Maria do Carmo e Roberto Coutinho Gomes. Juntos, eles atenderam ao paciente Rodney Santos de Souza, 12 anos, que sofre de autismo.

"Atendo pacientes especiais há um ano, mas já no primeiro dia de curso aprendi técnicas que eu ainda não conhecia para acalmar o paciente caso ele se assuste ou se exalte. É importante ter cuidado com tudo que se faz, como a mudança de posição da poltrona e até mesmo com a luz que usamos para iluminar a boca do paciente para que ele compreenda que estamos ali para ajudá-lo", explica doutor Roberto Coutinho.

Nenhum comentário: