Páginas

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Equipes comunitárias de saúde recebem balanças e fitas métricas para acompanhamento do Bolsa Família em Nova Iguaçu

Raphael BittencourtFotos: Everton Barsan
Equipes comunitárias de saúde recebem balanças e fitas métricas para acompanhamento do Bolsa Família em Nova Iguaçu
Evento realizado na Cruz Vermelha também serviu de treinamento para o melhor atendimento aos beneficiários do programa do Governo Federal

Cento e vinte balanças e fitas métricas foram entregues pela Secretaria de Assistência Social aos enfermeiros das equipes comunitárias de saúde de Nova Iguaçu que atuam no Programa Bolsa Família, do Governo Federal. A entrega aconteceu na manhã de hoje, na Cruz Vermelha de Nova Iguaçu, durante o treinamento e capacitação para o melhor atendimento às famílias beneficiadas pelo programa.

Representando o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr, a subsecretaria de Atenção Básica Alzeli Barreira dos Santos recebeu das mãos da secretária de Assistência Social Cristina Quaresma a primeira balança. Em seguida, ela deu uma palestra sobre a importância do trabalho dos agentes de saúde no Bolsa Família.

"Reunimos cerca de 70 enfermeiros responsáveis pelas equipes de agentes comunitários de saúde com o objetivo de estreitar as relações entre as secretarias e traçar estratégias para o acompanhamento do Bolsa Família. Com as novas balanças e fitas métricas, poderemos fazer a pesagem e medir a estatura dos beneficiários do programa", explicou Alzeli.

O acompanhamento semestral da família é uma das condições para que o benefício não seja bloqueado. Além do titular, é necessário que as crianças menores de sete anos e as mulheres entre 14 e 49 anos (em idade fértil) mantenham o cadastro em dia.

"Este acompanhamento é importante para que possamos melhorar o Índice de Gestão Descentralizada do Município (IGDM). Desta forma, conseguiremos mais recursos para o Bolsa Família na cidade e poderemos atender melhor esta parcela da população. O Miguel Schiavini, gestor do programa, tem feito o possível e o impossível para que o programa decole cada vez mais. Contamos sempre com a colaboração da Saúde e da Educação nesta caminhada", afirma Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social.

Das pouco mais de 93 mil famílias iguaçuanas registradas no Cadastro Único, que também abrange programas como o Minha Casa, Minha Vida, Aluguel Social e Passe Livre, cerca de 56 mil recebem o benefício do Bolsa Família. O número representa 22,4% da população de Nova Iguaçu. "Desde que assumiu o governo, o prefeito Nelson Bornier tem frisado a importância da união entre as secretarias para prestar melhor atendimento à população. E é isto que temos procurado fazer neste um ano e meio de gestão. Se cada um fizer sua parte, Nova Iguaçu será cada vez mais uma cidade para todos", garante o secretário de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.

Nenhum comentário: