Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Secretaria de Saúde amplia oferta de exames para mulheres em Nova Iguaçu


Por:Raphael BittencourtFotos: Everton Barsan
Secretaria de Saúde amplia oferta de exames para mulheres em Nova Iguaçu
Novas vagas para a realização de colposcopia e histeroscopia foram abertas no Hospital da Posse
Um dos tumores ginecológicos mais frequentes, o câncer de endométrio é comum principalmente entre as mulheres na pós-menopausa, depois dos 60 anos, e é um dos que mais causam morte. Se diagnosticado e tratado precocemente, suas chances de cura são em torno de 90%. A Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, está oferecendo às mulheres a histeroscopia, exame ginecológico que ajuda a detectar um possível câncer de endométrio. A partir de agora, o procedimento pode ser feito no Hospital Geral de Nova Iguaçu mediante solicitação feita na Central Municipal de Regulação.

Além da histeroscopia, as pacientes podem realizar a colposcopia, exame no qual um microscópio é utilizado para visualizar o colo do útero e encontrar lesões precursoras que possam levar ao câncer do colo do útero. Este procedimento também pode ser encontrado no Centro de Saúde Vasco Barcelos. Ao todo, o Hospital da Posse abriu 160 novas vagas para a realização dos exames.

“A colposcopia geralmente é solicitada após um resultado anormal no exame preventivo. Já a histeroscopia costuma ser feita quando a paciente apresenta sangramento anormal, o que pode acontecer até mesmo com aquela que já passou pela menopausa. Este exame ajuda a detectar um possível câncer de endométrio e também o crescimento de miomas dentro da cavidade uterina”, explica doutor William Johnny Araújo, chefe de ginecologia do Hospital da Posse.

O câncer do colo do útero um dos mais incidentes na população feminina e também que mais matam mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Se diagnosticado e tratado precocemente, as chances de cura são de quase 100%. De acordo com o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), 5.160 mulheres morreram em decorrência deste tipo de câncer em 2011. A estimativa do Inca é que surjam 15.590 novos casos da doença este ano. A disponibilização de vagas no Hospital da Posse para a realização da colposcopia e da histeroscopia foi mais uma medida do prefeito Nelson Bornier em prol das mulheres iguaçuanas.

“A saúde da mulher é prioridade para o prefeito. Desde o início da nova gestão realizamos uma série de melhorias no setor como a retomada dos exames de mamografia, a reinauguração da Maternidade Mariana Bulhões, a implementação o pré-natal de alto risco e, agora, a ampliação dos exames de prevenção e detecção de patologias femininas”, comemora o secretário municipal de Saúde doutor Luiz Antônio Teixeira Jr.

Para a realização dos exames, a paciente precisa fazer a solicitação dos mesmos diretamente na Central Municipal de Regulação. Basta apresentar o cartão válido do SUS de Nova Iguaçu e cópias da identidade, CPF e do comprovante de residência, além do pedido médico. A central fica na Rua Dom Walmor 234, esquina com a Via Light, no Centro de Nova Iguaçu. A solicitação dos exames pode ser feita de segunda a sexta-feira, a partir das 7h.

Nenhum comentário: