Páginas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Bornier diz que melhoria na saúde pode superlotar unidades médicas de Nova Iguaçu

Por:Geraldo Perelo Foto:Alziro Xavier
Bornier diz que melhoria na saúde pode superlotar unidades médicas de Nova Iguaçu
O prefeito Nelson Bornier manifestou “enorme apreensão” com o risco de ocorrer grande procura de pacientes de municípios vizinhos para as unidades de saúde de Nova Iguaçu. Ele disse que a revitalização do Hospital da Posse e do PAM da Dom Walmor, a reabertura da Maternidade Mariana Bulhões, a inauguração de 19 Clínicas da Família, em pelo andamento, além da entrega de UPAs municipais e Unidades 24 horas, podem ter o atendimento de qualidade prejudicado, se houver superlotação provocada por pacientes de outros municípios.

O desabafo, diante do secretário estadual de Saúde, Marcos Misafir, foi feito neste fim de semana, em tom dramático, durante a inauguração da Clínica da Família 24 horas, no bairro de Austin. Bornier lembrou que regiões vizinhas a Nova Iguaçu, a exemplo de Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados e Japeri, entre outros, enfrentam sérios problemas na área da Saúde.
“Não há hospital em nenhum lugar nestas regiões da Baixada Fluminense. Daqui a pouco (aqui) vai estar tudo bonito, vai vir todo mundo de Queimados para cá, e a Clínica (da Família) de Austin vai estar com superlotação. E aí, a gente vai começar a atender mal, porque virá muita gente de fora para cá”, previu.

Na avaliação do prefeito, Nova Iguaçu acaba pagando a conta sozinha. “Até porque, vejo que só nós estamos investindo no setor. Muita gente está se preocupando com outras coisas, esquecendo, no entanto, de investir em saúde”, observou.
O prefeito se disse ainda preocupado com o fato de estar inaugurando unidades médicas no que chamou de “pontas”, regiões que fazem limite com cidades vizinhas. É o caso, segundo ele, da Clínica da Família de Austin, que, localizada na Rua Coronel Monteiro de Barros, principal artéria de ligação com a cidade vizinha, facilita a migração para o município de pacientes residentes em Queimados.

Bornier citou ainda unidades médicas inauguradas recentemente no km 32, ao lado do município de Seropédica, bem como de Miguel Couto e Vila de Cava, que também podem atrair pacientes de Belford Roxo e Duque de Caxias, respectivamente, esta última cidade pela facilidade de acesso, através do novo Arco Metropolitano.
“Assim não dá, não vejo ninguém se mexendo, se movimentando. Vejo gente cruzando os braços. Isso me dá medo. A gente não aguenta mais. Não podemos tirar recursos (próprios) para investir em benefício de outros municípios”, deixou claro.

Bornier lembrou que a nova unidade, construída e equipada com o que há de mais moderno em matéria de equipamentos hospitalares, ao custo de R$ 2,8 milhões, tem que ser utilizada única e exclusivamente pelos moradores da região.
“Vamos continuar investindo cada vez mais no sentido de proporcionar à nossa população um atendimento cada vez melhor, tanto na área de capacitação profissional, quanto na aquisição de equipamentos indispensáveis para a manutenção da vida humana”, prometeu o prefeito.

Nenhum comentário: