Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Lei permite inspeção de clientes a cozinhas de bares, restaurantes e hotéis em Nova Iguaçu

ASCOM
Lei permite inspeção de clientes a cozinhas de bares, restaurantes e hotéis em Nova Iguaçu
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, tornou obrigatória desde o dia 24 de outubro, a visitação de clientes à cozinha e dependências de bares, restaurantes, hotéis e similares, aos seus clientes e usuários. O texto aprovado é o de lei número 4.430, de autoria do vereador Carlão Chambarelli.

A exemplo da cidade do Rio de Janeiro, partir de agora, os estabelecimentos que servirem alimentos em Nova Iguaçu ficam obrigados a permitir todo e qualquer usuário a conhecer as dependências do estabelecimento onde sejam preparados e armazenados os alimentos destinados ao consumo e comercialização.

A visita, que deverá ser realizada durante o horário de funcionamento, só será permitida para um cliente por vez, na companhia de um funcionário do estabelecimento. Não é permitida a manipulação de objetos e alimentos.

Para Jean Clark, proprietário do restaurante Siri, a lei está mais que aprovada. “Nós já abrimos nossa cozinha há anos para quem quiser ver como trabalhamos. Se está tudo certo, não há o que esconder. Acho importante trabalhar com transparência. Dessa forma, conquistamos ainda mais a confiança dos nossos clientes”, avalia o empresário.

Para maior visibilidade, os estabelecimentos deverão fixar, no mínimo, uma placa com os dizeres: “Nossa cozinha e suas dependências estão franqueadas à sua visitação”. As placas devem ser instaladas junto à porta de acesso principal ou nos acessos onde as refeições são servidas de forma visível, com objetivo de incentivar a prática.

Essa obrigatoriedade já é prevista em lei em vários municípios do Brasil. Se for aprovada pelo Congresso e sancionada pela Presidência da República, passará ter validade em todo território nacional.

Nenhum comentário: