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sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Nova Iguaçu sedia 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde Pública do Rio de Janeiro

Por:Fernanda Rodrigues Fotos Everton Barsan
Nova Iguaçu sedia 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde Pública do Rio de Janeiro
Ouvidores de diversas unidades públicas de saúde da Baixada Fluminense participaram do 7° Fórum de Ouvidorias da Saúde, realizado no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse), no dia 20/10.
O encontro teve como objetivo discutir novas técnicas de ação e trocar experiências bem sucedidas, aliando a atuação dos setores no atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior, as ouvidorias representam um papel fundamental na assistência em saúde, contribuindo nas ações que vêm sendo promovidas pelo prefeito Nelson Bornier na reestruturação da saúde iguaçuana.

  “As ouvidorias são um importante elo, entre a gestão e a população, ajudando a detectar possíveis falhas na assistência e melhorar a qualidade no atendimento. Nas Clínicas da Família, por exemplo, estão sendo instaladas urnas, onde a população pode relatar sua reclamação, sugestão e até mesmo elogio, recebendo uma resposta sobre o caso o quanto antes. A ideia é que toda rede de atenção básica do município também tenha esse canal de comunicação, que vêm nos ajudando a melhorar ainda mais a assistência em saúde das nossas unidades e também no Hospital da Posse”, garante.  

A coordenadora geral das ouvidorias de saúde do município de Nova Iguaçu, Roberta Titonel, ressalta que o encontro reflete a preocupação dos gestores em atuar intensivamente nas melhorias da saúde.

“Em alguns casos, as soluções ajudam não somente um paciente, mas outros que não chegaram a fazer o relato, mas vivem ou viveram a mesma experiência, positiva ou negativa. Por isso, a importância de manter uma atualização diária e uma ouvidoria atuante”, afirma, Roberta Titonel.

Para o diretor do Hospital da Posse, Joé Sestello, o diferencial é conhecer de perto as necessidades e procurar soluções rápidas. “As equipes de ouvidora e enfermagem do hospital realizam busca ativa na emergência e nas enfermarias, ouvindo o paciente, o acompanhante e até mesmo o funcionário. Os questionamentos são oficializados e com isso, as soluções para o caso passam a ser mais rápidas e eficientes. Além disso, disponibilizamos canais de comunicação pessoal, via email ou telefone, para facilitar e agilizar o acesso da população ao setor”, disse.  

  Participaram também do fórum, a ouvidora da Secretaria Estadual de Saúde, Márcia Lopes, o ouvidor geral da Prefeitura de Nova Iguaçu, Almeida dos Santos, e representantes das ouvidorias dos municípios de São João de Meriti, Belford Roxo, Itaguaí, Duque de Caxias, Japeri e Magé.


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