Páginas

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Lançamento do Livro do Padre Renato Chiera na ALERJ


Lançamento do Livro do Padre Renato Chiera na ALERJ
Dia: 04/11/14. Horário: 11 horas. Local: ALERJ
End.: Palácio 23 de Julho, Rua Dom Manoel, s/nº - Praça XV - Centro, Rio de Janeiro – RJ

Por que ler: As “cracolândias” estão surgindo como uma das atuais chagas das metrópoles brasileiras, ante as quais os poderes públicos não sabem como agir. Fenômeno entrelaçado com a exclusão social, tráfico de drogas, marginalização e violência, as muitas tentativas de abordagem dos dependentes do crack – dispersão, internação forçada, “cercadinhos” etc. – têm sido muito mais “faxinas” e paliativos do que solução.

Há dois anos, Renato Chiera visita semanalmente algumas “cracolândias” no Rio de Janeiro. De sua convivência com os drogados nasceu um trabalho que visa a ir à raiz do problema, a ser uma presença – de amor, inclusão, oportunidades – naquele ambiente.

O livro: Renato Chiera narra sobre o trabalho que desenvolve junto às “cracolândias” do Rio de Janeiro, em especial a da Favela de Manguinhos e ao longo da avenida Brasil. Depositário das confidências de adolescentes, jovens e adultos dependentes do crack, muitas delas retratadas no livro, o Autor identifica as possíveis causas do fenômeno em carências de amor e afeto familiar dos “cracudos” e a exclusão violenta deles, avalia as atuais políticas públicas para enfrentá-lo, faz uma reflexão sobre como a sociedade e a Igreja lidam com ele e propõe um caminho, percorrido e abalizado pela instituição que ele fundou, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo.

Público: políticos, agentes sociais, líderes das Igrejas e público interessado no tema em geral.

 O autor: Renato Chiera (1942- ), sacerdote italiano que adotou a Baixada Fluminense como sua terra, há mais de trinta anos dedica-se à causa dos meninos de rua. Atua numa comunidade da periferia de Nova Iguaçu (RJ). Fundou, com apoio de uma vasta rede de solidariedade, a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, que tem como objetivo assegurar a crianças e adolescentes de rua o efetivo exercício do direito à vida, à dignidade e à plena cidadania. É autor de Filhos do Brasil (1996) e Presença (2008), publicados pela Editora Cidade Nova

Lançamento: O livro será lançado, em 04 de Novembro de 2014, às 11h00, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), com uma conversa do Autor com o público sobre sua experiência nas “cracolândias”.

Nenhum comentário: