Páginas

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dia das Crianças e Caminhada na Luta contra o Câncer de Mama mobilizam milhares de pessoas em Nova Iguaçu

Por: ASCOM FOTOS: CHARLES DE SOUZA 
Dia das Crianças e Caminhada na Luta contra o Câncer de Mama mobilizam milhares de pessoas em Nova Iguaçu
O domingão (12.10) de Dia das Crianças foi agitado em Nova Iguaçu e reuniu programação para todas as idades. Cerca de 300 mulheres e homens deram início à festa com uma caminhada de 3 km, em prol da campanha “Outubro Rosa”. A largada e chegada foram na Vila Olímpica, no Centro, e o percurso passou pala Via Light, sentido Supermercado Extra, contornando na Avenida Nilo Peçanha. Todos os participantes que concluíram o trajeto ganharam medalha “Outubro Rosa” e quite de participação.

A abertura do evento ficou por conta do secretário Municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos, e o aquecimento antes da caminhada foi comandado pela professora Aline Gualberto. “Dia 12 de outubro é uma data especial, e nossa ideia foi reunir atividades para as crianças e também para as mulheres. A caminhada ‘Outubro Rosa’, em prol da conscientização do câncer de mama e do incentivo ao autoexame, é de extrema importância e deverá entrar para o nosso calendário esportivo. Queremos fazer a nossa parte e ajudar de alguma forma na luta contra o câncer”, destacou Adriano.

A data é celebrada em todo o mundo e o nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A iniciativa foi uma realização da Prefeitura de Nova Iguaçu, através das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer e de Assistência Social, em parceria com a Academia Curves. Os idosos do Espaço Municipal da Terceira Idade de Nova Iguaçu (Esmuti) também participaram da caminhada.

Sorridente e com uma disposição de dar inveja durante a caminhada, Marlene Almeida, 56, moradora de Mesquita, revelou que um dia antes (11) teve uma comemoração em dobro. Além de completar mais um ano de vida, a costureira festejou também a vitória na luta contra o câncer de mama, há um ano. “Faço questão de participar de todas as iniciativas em prol da luta contra o câncer de mama. As mulheres precisam acordar e perder a vergonha de se autoexaminar, ou o medo de fazer um check up médico. Essa é uma doença muito agressiva, mas não podemos nos entregar e muito menos perder a esperança da cura. Eu persisti para descobrir a doença, lutei para vencê-la e hoje posso dizer que eu renasci. Sou uma nova mulher”, comemorou Marlene, que completou o percurso em boa forma, ao lado da filha, a jornalista Daniele Ramiro, e do genro, o atleta André Rezende.

Já a criançada teve o dia recheado de atrações, realizadas também na Vila Olímpica. Mais de mil crianças puderam jogar tênis de mesa, vôlei de areia, basquete de rua, futebol de campo, golzinho e ainda participar de oficinas lutas e de um aulão de capoeira. Foram disponibilizados ainda brinquedos infláveis de futebol de sabão e tobogã, além de várias camas elásticas. Todas as atividades foram gratuitas.

Nenhum comentário: