Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Campeonato Iguaçuano

Por: Wandemberg
Já se passou muito tempo desde quando o futebol Iguaçuano viveu seu último grande momentos na história, quando, diferente de hoje, a entrada nos estádios era cobrada e os ingressos para as torcidas verem de perto seus ídolos eram extremamente concorridos. Cada jogo uma festa. Cada gol marcado, cada lance, motivos de delírio. Clubes como: Miguel Couto, Morro Agudo, Mesquita, Belford Roxo, Queimados, Volantes, Aliados, Esperança, Heliópolis, Gigante, Mercado, XV de Novembro e outros... eram verdadeiros mananciais de craques, que faziam das tardes de domingo o melhor programa dos finais de semana. 

Áureos tempos de... 
Craques como: Zeca Neném (B. Roxo, Morro Agudo), Palitó(Morro Agudo), Chiquito(Morro Agudo), Jorge Nascimento(Miguel Couto), Valter (Miguel Couto), Nenem(Miguel Couto) Padilha(Miguel Couto), Joel Mosquito (Miguel Couto), Ferreti(Morro Agudo), Ozias(Morro Agudo), Elói (Heliópolis), Xexéu(Miguel Couto), Carlinho Pequeno(Volante e Miguel Couto), Paulão(Morro Agudo), Jorginho Bicudo(Filhos de Iguaçu e Aliados), Chambarelli(Aliados e Mercado), Gibi(Queimados), Nereu (Queimados e Morro Agudo), Cesar (Queimados), Julio Kenge (Queimados), Falcão(Filhos de Iguaçu), Paulinho Elefante(Morro Agudo), Nuri(Volantes e Morro Agudo), Licinho(Volantes), Garça(Volantes), Amorim(M. Agudo) Vavá(Miguel Couto), Getúlio(M.Couto e M.Agudo), Boiadeiro(M. Agudo), Braz(Mesquita), Jaime(Filhos de Iguaçu), Nivaldo(M.Couto e M. Agudo), Serjão(M. Couto e M. Agudo), Roberto( Ferroviário e M. Agudo), Décio( M. Couto), Burú(M. Couto), Bicudo(B. ROXO), Careca( B. Roxo), Zila (XV de Novembro e M. Couto), Tonho(XV de Novembro), Carolino(B. Roxo), Jaime(Filhos de Iguaçu), Antonio Moreira(Miguel Couto), Perereca(Miguel Couto), Pinamba( Miguel Couto), Osvaldinho(MorroAgudo), Zezé(Aliados),Tuca(Mesquita), Gilmar(Heliópolis),Rosquinha(M.Couto),Polaco(Aliados),Cinquenta(Aliados e Mesquita), Edinho(Volantes) Passo Longo(M. Agudo), Ivan Boca(B. Roxo), Ivanzinho( B. Roxo), Ademirzinho (XV de Novembro ) e um tal de Berguinho (M.Couto, M.Agudo, Volantes), entre inúmeros outros craques...

Futebol Moribundo
Sem o apoio dos últimos dois governos, o futebol amador de Nova Iguaçu, praticamente, morreu. E, mesmo com portões abertos, o público não mais comparecia aos estádios como antigamente, nas épocas dos craques citados acima.

Novos tempos se prenunciam
Agora, uma nova oportunidade para a volta aos bons tempos surge. O governo Bornier resolveu criar novas fórmulas e tirar da CTI o futebol de Nova Iguaçu, se valendo do apoio de empresas como a Big Cola(refrigerantes) e da efetiva aproximação da Secretaria de Esporte de Nova Iguaçu(Adriano Santos- Secretário)com a Liga de Desportos de Nova Iguaçu(sob a presidência de Luiz Carlos Pina). O resultado se traduz no primeiro jogo do campeonato, que terá lugar, amanhã, no Estádio Joel Pereira em Miguel Couto, ás 10:00h., entre Linave e City Rio.

Tabela 
CAMPEONATO COM DOIS GRUPOS

         O Campeonato Iguaçuano de Futebol será disputado por 14 clubes, em duas chaves (A e B) e jogos nas tardes de sábados e manhãs de domingos, para não confrontar com as partidas do Campeonato Brasileiro.

         Pela Chave A, jogam Aliados, Brasileirinho, Morro Agudo, Cabuçu, Ferroviário, Aymoré e Palmares. Na Chave B, estão as equipes do Linave, Cyti Rio, Esperança, Barros, Unidos do Cobrex, Raça e Horizonte. Os times jogarão entre si. Os quatros melhores classificados passam para a segunda fase.

         A primeira rodada começa no sábado, com o jogo entre Linave e o Cyti Rio, no campo do Miguel Couto. O restante dos jogos acontece no domingo, com as seguintes partidas: Brasileirinho x Morro Agudo; Cabuçu x Ferroviário; Palmares x Aliados; Unidos do Cobrex x Esperança; e Raça x Barros. Aimoré e Horizontes folgam nesta primeira rodada.


Cocktail entrega do material e fotos
A última reunião, para aparar as arestas, antes do primeiro jogo do campeonato, aconteceu quinta dia 5/9 da Vila Olímpica, onde os clubes receberam material de jogo da Big Cola, e puderam se confraternizar em um Cocktail oferecido pelos promotores do evento. Presença de vereadores, alguns secretários, representantes das agremiações e os craques (aposentados)Nunes e Carlos Alberto(Flamengo) e Oldair.





Nenhum comentário: