Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Chega Mais Comunidade deve atender 20 mil pessoas em Nova Iguaçu


Por ASCOMFoto de Charles Souza

‘Chega Mais Comunidade’ espera atender cerca de 20 mil pessoas no bairro Dom Bosco
A 2ª edição do Programa Chega Mais Comunidade, a maior ação social da Prefeitura pretende atingir neste sábado, dia 28, cerca de 20 mil moradores do bairro Dom Bosco, uma das regiões mais carentes do corredor viário da Avenida Abílio Augusto Távora, antiga Estrada de Madureira, em Nova Iguaçu. O projeto oferece à população de baixa renda acesso gratuita aos serviços públicos, de forma integrada.

O prefeito Nelson Bornier vai instalar o governo itinerante, ao lado da praça e do posto de saúde do conjunto habitacional, com envolvimento de cerca de mil profissionais e praticamente todas as secretarias municipais, além de órgãos estaduais e federais.

A estimativa do governo municipal é que o número de atendimentos deste sábado supere a primeira edição do Chega Mais Comunidade, no Jardim da Viga, em julho, por onde passaram 13 mil pessoas. Além de Dom Bosco, o programa deve atrair também moradores de outras localidades vizinhas, partir do bairro Cabuçu, a exemplo de Campo Belo, Marapicu, Lagoinha, Aliança e km 32.

“Queremos que as pessoas aproveitem ao máximo este sábado de cidadania, beleza, recreação e esperança”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma. Segundo ela, as Secretarias de Educação, de Cultura e de Esporte e Lazer vão oferecer também recreação e lazer para a garotada.

Ao todo, serão disponibilizados mais de 40 serviços, como aferição da pressão arterial e glicose, teste de alergia, preventivos, como mamografia; exames de vista, odontológico e dermatológico, eletrocardiograma, escovação e aplicação de flúor, e marcação de exames e consultas.

Os moradores da região poderão ainda usar os serviços de corte de cabelos e manicure, tirar documentos, como Carteira de Identidade, Carteira Profissional, certidões negativas e positivas, parcelar débitos do IPTU e outros tributos municipais, legalizar imóveis e apresentar recurso de multa.

Haverá atendimento também para assistência jurídica, cadastramento no Programa Bolsa Família, do Leite Social, no Minha Casa Minha Vida, Riocard, Banco de Empregos e de Cadeira de Rodas. Será possível, ainda, obter o Cartão Minha Casa Melhor, da Caixa Econômica Federal; fazer empréstimo consignado e usar os serviços da Defesa do Consumidor.

  Para Cristina Quaresma, o objetivo do Programa Chega Mais Comunidade é concentrar uma série de serviços públicos em um mesmo lugar, facilitando a vida das pessoas que não dispõe de tempo durante a semana ou mesmo dinheiro da condução para se deslocar até a sede da Prefeitura e demais órgão dos governos municipal, estadual ou federal.

“Durante o atendimento, poderemos mostrar o que o governo do prefeito Nelson Bornier já está realizando em benefício da cidade, bem como orientar e encaminhar as pessoas aos órgãos que elas necessitam chegar para resolver seus problemas pessoais ou de família. Ou seja, nós queremos oferecer atendimento digno ao cidadão”, explicou a secretária.

Cristina Quaresma disse ainda que um ônibus da Secretaria de Assistência Social voltará ao mesmo local, na segunda e terça-feira, para atender aos retardatários. “Será mais uma oportunidade para às pessoas que por, algum motivo, não puderam comparecer ao Chega Mais Comunidade, no sábado”, explicou.

Nenhum comentário: