Páginas

sábado, 7 de setembro de 2013

Governo Bornier dá pontapé inicial para revitalizar o futebol iguaçuano


Governo Bornier dá pontapé inicial para revitalizar o futebol iguaçuano

Por: Geraldo PereloFotos de Sérgio Ramoz
          O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, fez mais um gol de placa, na quinta-feira (5), durante a festa de abertura oficial da versão 2013 do Campeonato Iguaçuano de Futebol, que começa neste sábado (7) com o jogo entre Linave e Cyti Rio, no campo do Miguel Couto.

Ele anunciou aos dirigentes de clubes a parceria do Governo Municipal e da iniciativa privada com a Liga de Desporto de Nova Iguaçu. A medida vai ajudar a revitalizar o futebol amador da cidade, que vinha enfrentando sérios problemas financeiros e administrativos nas duas últimas décadas.

Bornier, que exibiu habilidade futebolística, nas embaixadinhas, disse que o esporte amador está também entre as prioridades de seu governo. A ideia, segundo ele, é aliar equipamentos esportivos, como campos de futebol socyte e quadras poliesportivas, por exemplo, às obras de infraestrutura que serão realizadas nos bairros da periferia.

Já neste sábado (7), Bornier anuncia aos moradores do bairro Boa Esperança um pacote de obras na região, que inclui ainda a revitalização do estádio do BESC, com a criação de área de lazer para a comunidade. O mesmo projeto será estendido, ainda este ano, também ao bairro da Palhada, beneficiando o estádio de futebol da Associação Recreativa e Social Aimoré.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Adriano Santos, a parceria da prefeitura reflete o reconhecimento do Governo Municipal à importância, para a cidade, da Liga de Desporto de Nova Iguaçu, fundada há mais de 80 anos. “Retomar a parceria é reviver uma longa história de relacionamento dos governantes da cidade com o futebol iguaçuano”, resumiu.

Adriano lembrou ainda que na maioria dos bairros da cidade, os clubes de futebol são a grande referência na questão do esporte e do lazer. “Queremos que essa parceria vá além do futebol, com muita atividade esportiva, aulões de ginásticas, práticas de lutas marciais, entre outras coisas. A nossa meta é levar melhor qualidade de vida para os moradores das regiões próximas às sedes dos clubes de futebol”, explicou.

Já na avaliação do secretário municipal de Governo, Thiago Portela, a parceria da Prefeitura com a Liga de Desporto é mais uma conquista do Governo Bornier. “O esporte amador, sobretudo o futebol de campo, é uma das tradições da cidade, mas que estava por muitos anos abandonado. E esse Governo veio mudar essa situação, de forma a transformar e revitalizar todos os esportes amadores, de maneira geral”, disse.

Filho do renomado dentista Carlos Portela, que também se notabilizou no esporte como o meio campista Carlinhos Pequeno, jogando pelo Morro Agudo, Miguel Couto e Volante, Thiago Portela frisou que o futebol amador ainda é a atividade que mais agrega famílias em torno dos estádios nos bairros periféricos da cidade.



          Nunes: “vai ajudar a renovar o leque de talentos”

Campeão Mundial Interclubes pelo Flamengo, também conhecido como o artilheiro das decisões, o ex-atacante Nunes também prestigiou a festa, animada pelo grupo de pagode ‘Edição. Com’, ao lado de praticamente todos os vereadores de Nova Iguaçu, liderados pelo presidente da Câmara, Maurício Morais.

 “Precisamos dar opções de esporte a essa juventude. O esporte tem contato direto com a saúde, com a educação e com a cultura. Através dele é possível retirar os jovens das situações de risco, como as drogas e outros ilícitos”, defendeu.

Baiano, radicado, há 19 anos, em Nova Iguaçu, Nunes classificou como “maravilhosa para o esporte amador da cidade” a ideia da parceria da Prefeitura com a Liga de Desporto de Nova Iguaçu.

 “Vai ajudar a renovar o leque de talentos que a cidade dispõe, aproximando ainda mais crianças e adolescentes do esporte, um dos instrumentos também fundamentais para a formação do caráter desses jovens, para quem tem que ser feito um trabalho sério, dando-lhes educação e ocupação”, disse.

À frente, 16 anos, da Liga de Desporto de Nova Iguaçu, o presidente Luiz Paulo Pina atribuiu a decadência do futebol amador da cidade à profissionalização de clubes importantes, como o Miguel Couto, Heliópolis, Volante, Mesquita e Filhos de Iguaçu, que partiram para disputar o campeonato pela Federação Carioca de Futebol.

         “E os que ficaram na cidade, amargaram a falta de apoio da Prefeitura e de patrocínio para montar suas equipes, com a consequente e inevitável crise financeira que assolou os clubes da cidade. Isso tudo atrapalhou”, lamentou o presidente Pina.

        
CAMPEONATO COM DOIS GRUPOS
         O Campeonato Iguaçuano de Futebol será disputado por 14 clubes, em duas chaves (A e B) e jogos nas tardes de sábados e manhãs de domingos, para não confrontar com as partidas do Campeonato Brasileiro.

         Pela Chave A, jogam Aliados, Brasileirinho, Morro Agudo, Cabuçu, Ferroviário, Aymoré e Palmares. Na Chave B, estão as equipes do Linave, Cyti Rio, Esperança, Barros, Unidos do Cobrex, Raça e Horizonte. Os times jogarão entre si. Os quatros melhores classificados passam para a segunda fase.

         A primeira rodada começa no sábado, com o jogo entre Linave e o Cyti Rio, no campo do Miguel Couto. O restante dos jogos acontece no domingo, com as seguintes partidas: Brasileirinho x Morro Agudo; Cabuçu x Ferroviário; Palmares x Aliados; Unidos do Cobrex xEsperança; e Raça x Barros. Aimoré e Horizontes folgam nesta primeira rodada.

Nenhum comentário: