Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Nova Iguaçu tira os pés da lama com obras anunciadas por Bornier e Pezão

Por: joana braga mineiroFOTOS: Renato Fonseca

Nova Iguaçu tira os pés da lama com obras anunciadas por Bornier e Pezão

As obras do Batalhão da Polícia Militar de Nova Iguaçu e do destacamento do Corpo de Bombeiros estão asseguradas. A licitação deverá sair em dois meses e o início das obras no início do ano que vem. O anúncio foi feito pelo vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, ao prefeito Nelson Bornier durante visita ao futuro canteiro de obras, no último domingo (22.09). O terreno, com mais de 20 mil m², no bairro Marapicú, fica às margens da Estrada Abílio Augusto Távora, antiga estrada Madureira. Bornier e Pezão estavam acompanhados do coronel do 3º Comando de Policiamento de Área, Álvaro Moura, do presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, Ícaro Moreno, e do secretário Estadual de Obras, Hudson Braga. Atualmente, com 670 policiais, o Batalhão de Mesquita é o responsável por atender também os municípios de Nova Iguaçu e Nilópolis.

Acompanhado de Bornier, da vice-prefeita Dani Nicolasina e da secretária Municipal de Obras, Carla Neves, Pezão passou o final de semana visitando bairros e anunciando obras na cidade. Em Nova Iguaçu, o Governo do Estado irá investir R$ 156 milhões em infraestrutura. As obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas para pedestres, adaptadas para deficientes, e arborização fazem parte do Programa Bairro Novo e irão mudar a realidade de 375 ruas de 24 bairros. Ao todo, 19 municípios do estado do Rio de Janeiro serão contemplados pelo Programa, totalizando R$ 1,2 bilhão em obras de infraestrutura. O Bairro Novo chegará a 2.065 ruas, em extensão total de 721 quilômetros.

 “O Programa irá contemplar 70% das ruas da Baixada e gerar dois mil empregos diretos. Cerca de 80% dos trabalhadores serão pessoas da comunidade. É o fim da lama e poeira para três milhões de fluminenses. Bornier está sempre cobrando e pedindo por Nova Iguaçu. Graças à administração dele, estamos conseguindo fechar essa parceria, garantindo a cidadania da população. Em Nova Iguaçu, as obras já começam na segunda-feira, dia 30”, garantiu Pezão. O vice-governador volta a Nova Iguaçu nesta terça-feira (24.09) para anunciar obras também nos bairros Parque Todos os Santos e Elmo Braga. Os bairros Adrianópolis, Corumbá, Botafogo, Figueira, Jardim Nova Era, Jardim Pernambuco, Parque Flora e Rosa dos Ventos também serão contemplados.

No sábado (21.09), a visita começou no bairro Danon, seguido dos bairros Pimpinela, Palhada I, Valverde, Palhada II e Cabuçu. No domingo, foi a vez dos bairros Ambaí, Vila Iguaçuana e Vila de Cava. Bornier divulgou que a Estrada de Madureira, do Centro até o KM 32, será recuperada e, nela, serão construídas 24 baias de ônibus. “Esse pacote de obras vai transformar a Baixada Fluminense, proporcionando qualidade de vida, emprego e desenvolvimento”, declarou. O prefeito lembrou que os bairros Rodilândia, Figueira II e Jacutinga já estão em obras, contemplados na primeira etapa do Programa Bairro Novo.

Durante as visitas, Bornier anunciou outras conquistas. O prefeito destacou a desapropriação do Hospital Iguaçu, fechado há quatro anos. O hospital mais antigo da cidade, localizado em um prédio antigo no Centro, voltará a funcionar depois de uma parceria firmada entre prefeitura, estado e governo federal. Outra boa notícia anunciada pelo prefeito é a reabertura, em 90 dias, da Maternidade Mariana Bulhões, na Posse.

Pezão elogiou a grande melhoria na saúde de Nova Iguaçu e aproveitou a oportunidade para anunciar a construção do Hospital de Traumaortopedia, no antigo terreno da Ínega, no bairro Esplanada, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Bornier lembrou da construção da Clínica da Família em Ambaí e em mais cinco bairros. O prefeito garantiu, ainda, que até o final do ano ele irá anunciar obras no Parque Fluminense e no Buraco do Boi, na mesma região.

Moradora há mais de 15 anos do bairro Vila de Cava, a cabeleireira Cristiane Felix Pacheco, 32 anos, comemorou a notícia. Mãe de dois filhos pequenos, Cristiane disse que as crianças poderão se locomover com mais facilidade para a escola. “Só mesmo Bornier para realizar nosso sonho. Vários prefeitos vieram aqui prometer, mas só ele cumpriu”, comemorou Cristiane.

Participaram dos anúncios os secretários Municipais de Governo, Thiago Portella; de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior (Luizinho); de Educação, Aparecida Rosestolato; e de Cultura, Wagner D’Almeida; o subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, subsecretário de Assuntos Estratégicos, Ornison Fernades, presidente do Comitê de Políticas Públicas, Acarise Ribeiro, presidente da Câmara Municipal, Maurício Moraes, o líder de Governo, Carlão Chambarelli, e vereadores. O subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, presidente do PMDB do Estado do Rio, Jorge Picciani, deputado Federal Washington Reis, deputados Estaduais Luiz Martins, Rosangela Gomes, Rosemberg Reis e Aspásia Camargo, ex-deputado Federal Fernando Gonçalves também prestigiaram as visitas.

Relação de bairros anunciados sábado (21.09) e domingo (22.09):

Danon – 21 ruas e 4,6 quilômetros de vias urbanizadas;

Pimpinela – 22 ruas e 3,9 quilômetros;

Valverde – 39 ruas e 12 quilômetros;

Palhada I – 15 ruas e 4,7 quilômetros;

Palhada II – 12 ruas e 3,1 quilômetros;

Cabuçu – 33 ruas e 10,4 quilômetros;

Ambaí – 10 ruas e 3,2 quilômetros;

Vila Iguaçuana – 31 ruas e oito quilômetros;

Vila de Cava – 12 ruas e 3,7 quilômetros.

Nenhum comentário: