Páginas

domingo, 29 de setembro de 2013

Nova Iguaçu inicia vacinação contra catapora pelo SUS na segunda (30)






















Por: Fernanda Rodrigues/Divulgação 

 Nova Iguaçu inicia vacinação contra catapora pelo SUS na segunda (30)
Antes só disponível na rede particular, a vacina contra varicela (catapora) começa a ser aplicada gratuitamente nos postos de saúde de Nova Iguaçu a partir da próxima segunda-feira (30/09). A previsão era de que a vacina tetra viral, que protege contra quatro tipos de doença (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) estivesse disponível na rede municipal somente a partir de outubro, mas foi antecipada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu para que as imunizações começassem o quanto antes.  

 A vacina é para crianças até um ano e três meses (15 meses) que já tenham recebido a primeira dose da vacina tríplice viral. “Embora muita gente avalie que a catapora é uma doença sem gravidade, o fato é que ela pode trazer complicações graves, além da possibilidade de deixar marcas que podem ficar para sempre na pele. A inclusão da varicela no calendário de vacinação pelo SUS é um ganho para a saúde pública. A atenção básica é a porta de entrada da saúde pública e precisa ter atenção especial do poder público. Se essa área funciona bem, a consequência é a diminuição do número de internações nos hospitais”, afirma o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Junior.   

A tetra viral entrou para o calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) no mês passado substituindo a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola). Com a inclusão, o Ministério da Saúde estima uma redução de 80% das hospitalizações por varicela (catapora). Com a tetra viral, Nova Iguaçu passa a ofertar pelo SUS 16 tipos de vacinas permanentes disponíveis nos 50 postos de saúde com salas especializadas de vacinação.  

As mães comemoram. Para a professora Angela Gomes da Silva, de 22 anos, mãe da pequena Alice Gomes, de 3 meses, a inclusão da vacina pelo SUS será uma forma de economia no orçamento familiar. “Fiz uma pesquisa de preço e descobri que a vacina contra catapora custa em média R$ 250 nas clínicas particulares de Nova Iguaçu. Com a saúde não se brinca, realmente não sabia quando nem como poderia pagar esse valor. Com a vacina gratuita, vou poder investir em outras coisas para minha família”, disse.

Para garantir a imunização é importante que os pais ou responsáveis levem a caderneta de vacinação para atualização. Os postos de saúde em Nova Iguaçu funcionam de  segunda a sábado, das 8h às 17h.


-- 
Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 
(21) 7225-6211

Nenhum comentário: