Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Obras para Nova Iguaçu...

Bornier no Bairro Boa Esperança
Rua Rosilene Gomes(Palhada)
Bornier conversa com moradores da Palhada

Por: ASCOMfoto Thiago Loureiro
 O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, surpreendeu os moradores do bairro Todos os Santos, ao anunciar, pessoalmente, neste fim de semana, um pacote de obras que vai levar nos próximos dias drenagem, pavimentação com meio fio e calçamento, além de urbanização e iluminação a cerca de 15 ruas da região.

         O bairro, com cerca de 3 mil moradores, localizado na divisa de Nova Iguaçu com o município de Seropédica, ao lado da Estação de Tratamento do Guandu, registra um dos piores Índices de Desenvolvimento Humana (IHD) da cidade.

Segundo Bornier, serão 4,2 km de obras, que vão consumir algo em torno de R$ 7 milhões do Programa ‘Bairro Novo’, em parceria com o Governo do Estado. O prefeito quer também construir, em breve, uma praça pública para oferecer opção de lazer à comunidade.

A secretária de Obras, Carla Neves, explicou que o governo só não começou a tocar o projeto, porque depende ainda de uma definição da Cedae, que irá fazer algumas desapropriações na área para poder construir um dique de proteção ao rio Guandu. Segundo ela, um novo encontro com moradores e a empresa de abastecimento de água foi marcado para o próximo sábado (14).

         “Todos os Santos vive em total abandono, há décadas, sem ter nem sequer uma rua pavimentada ou esgotamento sanitário; falta também rede de água e transporte público. Na verdade, os moradores só dispõem de um Mini Posto de Saúde e uma escola municipal, que leciona apenas o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, da 1ª a 4ª série”, explicou a secretária, que acompanhou a maratona de visitas do prefeito Bornier a bairros da periferia da cidade.

         MAIS OBRAS NA PALHADA
         Outra boa notícia foi dada também no sábado, pelo prefeito Bornier, aos moradores da rua Roselaine Ramos e mais cinco transversais, como a Carlos Satufo, que não dispõem, da mesma forma, de infraestrutura, no bairro da Palhada.

         As obras, a cargo da empreiteira Elvima Construções, começaram nesta segunda-feira. Bornier conversou com a comunidade, se comprometendo também a construir uma área de lazer na região. “Nossas obras têm início, meio e fim. Não tenho o hábito de lançar projetos sem que haja recursos assegurados”, foi categórico.

         Morador na região, há 28 anos, Protásio Mendes, 65, contou que já promoveu grandes mobilizações reivindicando obras de saneamento. “Eu não acreditava mais”, revelou. “Já sofri muito neste local. Em 2009, perdi meus móveis durante uma enchente e tive ainda que reformar toda a casa”, lembrou Letícia Pereira Cruz Lisboa, 34.

         A maratona de fim de semana do prefeito Bornier só acabou à noite, no bairro Boa Esperança, em Miguel Couto, onde o prefeito anunciou para cerca de 300 pessoas a construção de uma Unidade de Saúde, nos moldes do Médico de Família, e a revitalização do campo de futebol do BESC.

O estádio vai ganhar obras de drenagem, pequena arquibancada, vestiário, áreas de lazer com academias de ginásticas, inclusive para a Terceira Idade, dois playgrounds, mesinhas com cadeira, banheiro público e quiosque.
       

BAIRRO NOVO EM 24 REGIÕES
         Carla Neves lembrou que em apenas oito meses de Governo, o prefeito Nelson Bornier já mostrou a que veio. Pelo menos 24 regiões já estão recebendo obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçamento, meio-fio e arborização, do Programa Bairro Novo, em parceria com o Estado, beneficiando 397 ruas da cidade.

Três desses projetos já estão bastante adiantados, em Rodilândia, Jacutinga e Figueira II. Também estão sendo contemplados os bairros São Francisco I e II, Lagoinha, Adrianópolis, Vila de Cava, Jardim Corumbá, Parque Flora, Botafogo, Valverde, Jardim Nova Era, Palhada, Palhada II, Cabuçu, Danon, Vila Iguaçuana, Ambaí, Elmo Braga, Rosa dos Ventos e Jardim Pernambuco.

A prefeitura está licitando ainda mais R$ 20 milhões, com recursos próprios, para obras de saneamento básico para o Parque Fluminense, Buraco do Boi (Ambaí), Palhada, Parque dos Artistas, Morro da Moenda (Austin), Vila Josefina (Austin), Jardim Primavera e Ouro Fino.

No fim de semana, Bornier anunciou também a construção e reforma de 22 escolas, até o final do ano de 2014. Carla Neves explicou que fazem parte do pacote as dez unidades que tiveram as obras paralisadas pelo governo anterior.

Já foram retomadas as obras das escolas nos bairro Rodilândia, Lagoinha, Cabuçu e Santa Rita. Segundo a secretária, cada unidade, adaptada para cadeirantes e deficientes visuais, terá capacidade para mil alunos, em dez salas de aula, além de laboratório de vídeo, informática, quadra coberta com vestiário, playground.

“Eu diria que quase 50% dos bairros de Nova Iguaçu não têm qualquer tipo de infraestrutura e onde possui, foi feito de maneira precária. Temos hoje, portanto, um problema seríssimo com a falta de esgotamento sanitário, que precisam ser sanados, caso a caso. Valas negras são coisas inconcebíveis neste século XXI”, lamentou Carla Neves.

Nenhum comentário: