O secretário Rubens Borborema destacou que os motoristas já podem entregar a documentação na Secretaria |
Por: ACOMFotos: Alziro Xavier
Vistoria de transporte escolar começa no dia 3 de outubro em Nova Iguaçu
Começa no dia 3 de outubro a vistoria de transportes escolares em Nova Iguaçu , conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. Porém, a partir desta quarta-feira (25-09), a Secretaria de Transportes, Trânsito Mobilidade Urbana começa a receber a documentação dos motoristas que têm a permissão para transporte escolar. Segundo o órgão, cerca de 200 veículos estão cadastrados, mas apenas 150 prestam o serviço. A taxa de vistoria custa R$ 65,76. A vistoria termina dia 16 de outubro.
O secretário Rubens Borborema informou que, apesar de a vistoria começar em outubro, os motoristas já podem procurar a sede da Secretaria para entregar a documentação do veículo. “Até 2 de outubro os documentos deverão ser entregues para análise. A partir do dia 3 começaremos a vistoriar item por item do veículo, como pneus, cinto de segurança, entre outros. O carro só será liberado para transporte escolar se tudo for aprovado, incluindo a documentação”, disse Borborema, acrescentando que em novembro começa a vistoria dos táxis da cidade.
Para vistoriar o veículo, o motorista primeiro deve se dirigir à sede da Secretaria (Rua Reverendo João Musch, 34, bairro Califórnia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, para protocolar o requerimento.
Os permissionários que fizeram vistoria no primeiro semestre de 2013 deverão anexar ao requerimento os seguintes documentos: carteira nacional de habilitação (cópia); certificado de registro e licenciamento de veículos a ser vistoriado, devidamente licenciado (cópia) no exercício 2013; comprovante de pagamento da taxa de vistoria referente ao exercício de 2013 segundo semestre (cópia); comprovante de quitação com tributos municipais 2013 (cópia); apólice de seguro a favor de terceiros, de acordo com o artigo 6º do decreto 6.150, de 26 de julho de 1999 (cópia) referente ao exercício de 2013; certificado de inspeção e certificado de segurança veicular do GNV (cópia) se for o caso de veículo a gás; comprovante de pagamento da taxa de expediente; nada consta da carteira nacional de habilitação (documento do Detran); taxa de fiscalização de veículos (referente a 2013, por ocasião da vistoria); atestado médico de sanidade física e mental a ser apresentado na vistoria, do titular, do condutor auxiliar (se houver) e do acompanhante. Os documentos não autenticados deverão ser apresentados junto com o original.
A Secretaria alerta que no ato da vistoria deverá ser apresentado tacógrafo com a respectiva documentação. O permissionário que não submeter seu veículo à vistoria, de acordo com o calendário, ficará impedido de operar os serviços, e sujeito à aplicação das demais penalidades cabíveis.
Os veículos que estiverem vinculados a cooperativas ou empresas terão que apresentar no ato do requerimento o respectivo comprovante de vinculação.
Veja o calendário de vistoria:
Data Final de placa
03/10 0 e 1
04/10 1 e 2
07/10 2 e 3
08/10 3 e 4
09/10 4 e 5
10/10 5 e 6
11/10 6 e 7
14/10 7 e 8
15/10 8 e 9
16/10 0 e 9
Nenhum comentário:
Postar um comentário