Páginas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Semana Estadual de Tai Chu Chuan tem abertura em Nova Iguaçu



Por: ASCOMFotos: Charles Souza
Semana Estadual de Tai Chu Chuan tem abertura em Nova Iguaçu
Secretária de Assistência Social afirma que espaços de atividades para idosos serão ampliados na cidade

A Prefeitura de Nova Iguaçu, através das secretarias de Esporte e Lazer (Semel) e Assistência Social (Semas), em parceria com o Clube da Terceira Idade, sediou nesta terça-feira (24/09), a abertura da Semana Estadual de Tai Chi Chuan. Centenas de pessoas lotaram a praça Ruy Barbosa, no Centro, e apresentaram as técnicas da arte milenar chinesa.

A atividade contou com a presença dos secretários municipais Adriano Santos (Semel) e Cristina Quaresma (Semas), além do representante da Federação Estadual de Tai Chi Chuan, Oswaldo Gomes e da presidente do Conselho de Defesa da Pessoa Idosa de Nova Iguaçu, Marilena Rocha Francisco. Na maioria idosos, os participantes encantaram as pessoas que passavam pelo Centro de Nova Iguaçu. A comerciante Isadora de Freitas, de 55 anos, ficou emocionada com a apresentação. “Sou praticante há anos de yoga e achei os movimentos belíssimos. Me deu vontade de fazer também”, disse ela que mora em Madureira e estava na cidade de passagem.

Durante o evento, Cristina Quaresma aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de dois novos polos do Espaço Municipal da Terceira Idade (Esmuti). “Vamos promover ações que visam beneficiar a vida da pessoa idosa em Nova Iguaçu. Vamos ampliar o Esmuti para o KM 32 e Califórnia, descentralizando assim as atividades gratuitas que oferecemos. O idoso precisa ser ativo e respeitado”, afirmou a secretária.

Com 92 anos e esbanjando simpatia, Severina Miranda era uma das mais concentradas nos movimentos. “Enquanto Deus me der vida, estarei fazendo coisas que me trazem prazer. Além de praticar Tai Chi Chuan, adoro dançar”, conta a iguaçuana. Em sua primeira edição, durante toda semana acontecem eventos pontuais em vários municípios do estado. Em Nova Iguaçu, a apresentação contou com a participação de praticantes da arte marcial de Queimados. O aulão foi ministrado pelos mestres Thiago Moraes e Antônio Amorim.

Para Adriano Santos, sediar a abertura do evento é uma grande honra para Nova Iguaçu. “Ficamos muito felizes com a escolha. Nós estamos muito concentrados em desenvolver atividades que melhorem a qualidade de vida da nossa população. É muito bom sermos a cidade sede da abertura da semana comemorativa dessa importante atividade, que vem de acordo com as políticas públicas que promovemos no município”, concluiu o secretário da Semel.

O evento contou ainda com várias apresentações de grupos de Tai Chu Chuan, além de Kung Fu e artes chinesas. O Sesc esteve presente na atividade com tendas oferecendo serviços de saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicose, além de oficinas de artesanato com miçangas e biscuit.

Nenhum comentário: