Páginas

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bornier alerta que subvenção de escolas e blocos só será liberada com a documentação em dia

Nelson Bornier, ao lado de Wagner D’Almeida, pediu união das escolas e blocos para que Nova Iguaçu faça um grande carnaval

Marcos Ribeiro, Luiz Antunes, Nelson Bornier, Wagner D’Almeida e Mario Diniz na reunião com presidentes de escolas de samba
 Por ASCOMFotos: Alziro Xavier
Bornier alerta que subvenção de escolas e blocos só será liberada com a documentação em dia
O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, e o secretário municipal de Ação Cultural, Wagner D’Almeida, participaram de uma reunião no teatro Sylvio Monteiro com presidentes de escolas de samba e blocos da cidade. O objetivo foi iniciar o planejamento para o Carnaval 2014. Para não deixar o “samba atravessar na Avenida”, Bornier alertou que as agremiações só receberão a subvenção da Prefeitura se estiverem com a documentação e prestação de contas em dia.

Nelson Bornier explicou que pediu a reunião com os presidentes para deixar clara a posição do governo municipal sobre a realização do carnaval e a verba de subvenção. O prefeito foi enfático ao afirmar que fará outra reunião com os presidentes na quinta-feira (31-10), às 19h, para sanar todas as dúvidas sobre documentação. “Se for necessário trago um funcionário da Controladoria Municipal para explicar como as escolas e blocos devem proceder com a documentação e prestação de contas. Vou encaminhar à Câmara, ainda em novembro, uma mensagem estipulando a subvenção das escolas. O repasse será feito individualmente. Agora é hora de todos se unirem e colocar a documentação em dia. Queremos fazer um grande carnaval, mas tudo dentro da legalidade”, concluiu Bornier, parabenizando as agremiações por manterem apenas uma entidade (Liga da União dos Blocos e Escolas de Samba de Nova Iguaçu). No ano passado eram três Ligas.

O secretário Wagner D”Almeida fez coro com Bornier e frisou que as escolas são as responsáveis pelo carnaval.  “A Prefeitura só dá legalidade ao evento”, resumiu, acrescentando que as escolas precisam fazer atividades o ano inteiro nas quadras para movimentar ainda mais o carnaval.

Eleito recentemente para a presidência da Lubesni, Mario Diniz revelou que o local do desfile ainda não foi definido, mas provavelmente as 18 escolas , três blocos e dois afoxés devem optar pela Avenida Marechal Floriano, Centro. Diniz cobrou ainda das agremiações o cumprimento os horários para evitar que o púbico canse e vá embora antes do encerramento do desfile. O presidente da Lubesni elogiou a atitude de Nelson Bornier e do secretário de Ação Cultural. “Eles estão se empenhando para fazer o melhor carnaval de todos  os tempos em Nova Iguaçu. O prefeito foi muito honesto, pois nos avisou com antecedência sobre problemas de documentação. Vamos pedir que as agremiações agilizem a documentação para que o  carnaval não seja prejudicado, pois queremos a participação de todos”, arrematou Mario Diniz.

O secretário de Defesa Civil e Ordem Pública, Luiz Antunes, e o presidente da Fundação Educacional e Cultural  de Nova Iguaçu (Fenig), Marcos Ribeiro, participaram também da reunião.


Oficinas de aderecistas
Durante a reunião, Wagner D’Almeida anunciou que um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal  firmaram convênio para implantar cursos de aderecistas nas escolas de samba, a partir de 2014. Serão abertas cerca  50 vagas. “O objetivo é formar profissionais para atuarem nas agremiações. Vamos  em  busca de outros cursos, de acordo com a necessidade das escolas”, disse o secretário.

Presidente da Lubesni, Mario Diniz, destacou que os cursos irão ajudar  na formação de profissionais para as escolas. “É um grande passo e estamos dispostos a colaborar”, resumiu. A mesma opinião tem o presidente da Leão de Iguaçu, Oberdan Rodrigues da Silva, o Bira, revelando que a Leão já forma aderecistas, mas que a proposta do secretário é boa para as agremiações. “A formação de aderecistas é importante e a Prefeitura está dando este passo importante. O próximo curso poderia ser de costureira, pois as agremiações precisam muito deste tipo de profissional”, encerrou, lembrando que dia 15 de novembro, às 15h,  a Leão de Iguaçu fará uma grande festa para apresentar o enredo, cujo tema é em homenagem à Babi, ex-porta-bandeira  e esposa do cantor Arlindo Cruz, que é autor do samba-enredo da Leão para o carnaval de 2014, em parceria com a ala de compositores

Nenhum comentário: