Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Nadador iguaçuano fatura quatro medalhas na Argentina


 Nadador Adriel Salino, ao lado do secretário Adriano Santos e do prefeito Nelson Bornier, exibe as quatro medalhas conquistadas

Por: ASCOMFotos: Charles de Souza
Adriel Salino conquistou quatro medalhas e agora quer bater o recorde brasileiro
Nadador iguaçuano fatura quatro medalhas na Argentina
            O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, recebeu, nesta quinta-feira (24-10), em seu gabinete, o nadador Adriel de Souza Salino, 16 anos, que ganhou duas medalhas de prata e duas de bronze nos Jogos Juvenis Parapan, realizado entre os dias 15 e 19 de outubro em Mar Del Plata, Argentina.

            Ao lado do secretário municipal de Esporte e Lazer, Adriano Santos,  Nelson Bornier recebeu Adriel, que tem um metro e dez de altura,  e o pai Marco Aurélio Salino. “Parabéns por esta conquista. Você é um exemplo de determinação”, disse o prefeito, apertando a mão de Adriel.

            Adriel Salino explicou que a competição em Mar Del Plata contou com a participação de 360 atletas do Brasil, sendo 28 nadadores. Ele faturou duas medalhas de prata ( 50 metros e 100 metros livres) e duas de bronze (400 metros livre e 50 no nado de costas). Muito falante, o jovem,  que mora no bairro Nova América, em Nova Iguaçu,  disse que a próxima meta agora é bater o recorde brasileiro, de 33 segundo, que pertence a Thalison Glock. “Quero também me preparar para os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016”, disse Adriel, que treina com Daniel Dias e Clodoaldo Santos, estrelas da natação paralímpica.

            A rotina do jovem é puxada com treinos às terças e quintas no Iguaçu Basquete Clube e quartas e sextas na Vila Olímpica da Barra da Tijuca. Adriel ainda encontra tempo para estudar no Ciep 196 (São Teodoro), onde cursa o oitavo ano.

            Orgulhoso das conquistas do filho, o comerciante Marcos Aurélio Salino, 43, frisou que Adriel pratica natação há 14 anos, desde quando descobriu um problema que afetava o crescimento. “Durante a fisioterapia, a médica disse que se ele não praticasse natação provavelmente não cresceria mais do que 70 centímetros. Mas, graças a Deus ele se esforçou, chegou a 1,10m, e hoje um grande atleta, me enchendo de orgulho”, arrematou Marcos Aurélio, que tem mais uma filha, Maria Clara, 13.

            O secretário Adriano Santos elogiou o desempenho de Adriel, destacando que, apesar das dificuldades, o atleta se superou. “É um excelente nadador, que cresceu no esporte e está mostrando seu valor”,  finalizou.

Esportes adaptados

            O subsecretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Valnei Costa, lembrou que, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, implantou na Vila Olímpica o Projeto Esportes Adaptados, que tem atualmente 50 inscritos. “É uma forma de proporcionarmos melhor qualidade de vida e integração social a diversas pessoas. Fico feliz com as conquistas do Adriel na natação”, resumiu Valnei, acentuando que, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Nova Iguaçu tem 264 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

Valnei destacou que os esportes incluídos no projeto são: handebol, atletismo e futsal. “Nosso objetivo é implantar mais modalidades. O governo do prefeito Nelson Bornier é voltado para a promoção da cidadania em diversos setores como Saúde, Educação e Esportes, entre outras áreas”, encerrou.

As inscrições para o Projeto Esportes Adaptados podem ser feitas todos os dias na Vila Olímpica (Rua Luiz de Lima, 261, Centro) e segundas e quartas-feiras na Subsecretaria  dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Avenida Doutor Luiz Guimarães, 956, Centro).


Nenhum comentário: