Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Nova Iguaçu se veste de rosa nesta quinta (24)

Por: Fernanda Rodrigues
Nova Iguaçu se veste de rosa nesta quinta (24)
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu realiza nesta quinta-feira (24) a primeira Caminhada Outubro Rosa para marcar a campanha mundial de conscientização sobre a importância do exame de mamografia no diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento estava marcado para o último dia 16, mas devido a chuva foi transferido para amanhã. 

A concentração da caminhada, que pretende reunir moradores, autoridades, artistas, e representantes da sociedade civil e de instituições ligadas à saúde da mulher, será no Paço Municipal, no Centro, a partir das 9h. De lá, segue até a Praça Rui Barbosa, também no Centro, num percurso de cerca de dois quilômetros. 

 Durante a caminhada serão distribuídos panfletos informativos e orientações sobre a saúde da mulher, além de laços rosa, cor da campanha. Ao fim do percurso, mil balões na cor rosa vão colorir o céu da cidade. A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem da mobilização. 

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

 Em Nova Iguaçu, o tema da campanha é “Tenha uma atitude de peito: faça o exame de mamografia”, e tem como foco a convocação das mulheres iguaçuanas, acima de 40 anos, para realização do exame de mamografia, fundamental para detectar o câncer de mama. 

 A meta do município é triplicar o número de mamografias pelo SUS, incentivando cada vez mais mulheres a realizarem o exame. Segundo especialistas, se o câncer for detectado logo no início, as chances de cura são de 95%. Atualmente, o município emite, em média, 1.200 pedidos para realização da mamografia, enquanto poderia fazer o triplo, de acordo com a Área Técnica em Saúde da Mulher, se as mulheres procurassem os postos para fazer o exame. 

 “A mamografia é um exame essencial para todas as mulheres, principalmente acima dos 40 anos e aquela que já possui histórico da doença na família. Se a mulher descobre o câncer de mama em estágio inicial, ela possui grandes chances de cura. Esse exame não previne o câncer, mas é a melhor forma de detectá-lo precocemente e iniciar o tratamento. A Prefeitura de Nova Iguaçu vem desenvolvendo diversas ações voltadas à saúde da mulher buscando melhor qualidade de vida. Hoje, por exemplo, a coleta pré-natal é feita diretamente nos postos de saúde e o resultado sai em até 10 dias. Antes, era feita em laboratórios conveniados que levavam de 20 a 30 dias para entrega dos resultados”, destaca o secretário de saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior. 

Serviço:
DIA DA CAMINHADA: Quinta-feira (24/10)
HORÁRIO: 9h
LOCAL DE CONCETRAÇÃO: Em frente à Prefeitura de Nova Iguaçu
END.: Rua: Athaíde Pimenta de Moraes, 528, Centro, NI.


TRAJETO: A caminhada sairá da Prefeitura e seguirá pelas ruas do Centro até a Praça Rui Barbosa, onde mais de mil balões na cor rosa serão soltos. Durante o percurso haverá distribuição de panfletos, laços cor de rosa (cor da campanha em todo mundo) e orientações sobre o câncer de mama.

Fernanda Rodrigues 
Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário: