Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mais de mil pessoas participam da caminhada contra o câncer de mama em Nova Iguaçu



Texto: Fernanda Rodrigues
Fotos: Everton Barsan 
Mais de mil pessoas participam da caminhada contra o câncer de mama em Nova Iguaçu
A luta contra o câncer de mama ganhou reforço nas ruas de Nova Iguaçu na manhã desta quinta-feira (24/10). Em caminhada de dois quilômetros pelo Centro da cidade, mais de mil  pessoas - a maioria vestida de rosa - chamaram atenção para a importância do diagnóstico precoce da doença por meio do exame de mamografia. A ação contou com a participação do prefeito Nelson Bornier, do secretário de Saúde, Dr. Luiz Antônio Teixeira Júnior, de outros secretários municipais, funcionários, vereadores, e artistas como a cantora gospel Maiara Bastos e os integrantes dos grupos  Pique Novo, Stilo X, Quem Sabe é nós. Durante o percurso houve distribuição de panfletos informativos sobre a saúde da mulher, rosas e laços cor de rosa, símbolos da campanha mundial contra a doença.

 “Esse evento é para despertar as mulheres iguaçuanas sobre essa doença. Quanto mais cedo o tumor é descoberto, maiores são as chances de cura. Nos últimos anos Nova Iguaçu estava sem poder realizar um exame sequer de mamografia pelo SUS, devido ao atraso no pagamento das clínicas conveniadas. A atual gestão mudou essa realidade e hoje qualquer paciente, especialmente as mulheres acima de 40 anos, têm seu direito garantido e podem fazer a mamografia, sem fila de espera. Isso é respeitar o cidadão e dar dignidade ao paciente”, disse o secretário de Saúde.

O prefeito também falou sobre o trabalho do município para intensificar ações de prevenção. “É preciso sempre levantar a bandeira da prevenção quanto se trata de saúde. Nova Iguaçu vem cada vez mais se destacando e intensificando campanhas informativas e de conscientização sobre doenças. Hoje nossa cidade pode ser orgulhar em ver que a saúde pública está avançando cada vez mais na qualidade e eficiência do serviço prestado”, ressaltou o prefeito Nelson Bornier.    

O tema da campanha contra o câncer de mama em Nova Iguaçu é: "Tema uma atitude de peito, faça o exame de mamografia". A meta do município é conseguir triplicar o número de mamografias pelo SUS, incentivando cada vez mais mulheres, principalmente acima dos 40 anos, a realizarem o exame da mama, capaz de detectar logo no início possíveis nódulos, aumentando em até 95% as chances de cura do câncer. Atualmente, o município emite em média 1.200 pedidos para realização da mamografia, enquanto poderia fazer o triplo, de acordo com a Área Técnica em Saúde da Mulher, se as mulheres procurassem os postos para fazer o exame.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif            Para facilitar e agilizar a realização do exame, a Secretaria de Saúde do município promoveu mudanças no setor. O encaminhamento para o exame da mama é feito de forma bem mais simples e rápida. Basta procurar o posto de saúde mais próximo, fazer uma avaliação clínica com enfermeiro, sem precisar marcar consulta, e  sair com pedido de exame, feito em clínicas conveniadas no Centro de Nova Iguaçu. Antes, o pedido passava por uma Central de Regulação. Agora, não mais: é direto do posto para a clínica.

Nenhum comentário: